11.03.2009

"Farmácia particular" na viagem

Medicamentos que não podem faltar na bagagem (Todos devidamente receitados por especialistas) Não se automedique

Quem já está praticamente de malas prontas, mas não pensou na saúde e bem-estar durante a viagem, deve reservar espaço os medicamentos que não podem faltar. "Feriados e férias são sempre encarados como um período de descanso e lazer. Mas é justamente nesses momentos em que ‘baixamos a guarda' que ficamos mais vulneráveis a acidentes. Desde uma intoxicação alimentar até eventos mais graves", diz o doutor Rafael Munerato, cardiologista e diretor técnico do Hospital Santa Paula.

O especialista chama atenção para a necessidade de se levar principalmente os remédios de uso contínuo juntamente com a receita médica e anotações dos horários a serem tomados. "Nenhum medicamento deve ser comprado nem usado sem prescrição médica. Algumas pessoas podem ter complicações até mesmo com substâncias utilizadas por crianças. Outro cuidado importante é não tomar por conta própria um medicamento prescrito em algum episódio anterior. Nem reaproveitar um medicamento com prazo de validade vencido".

Para prevenir contratempos, o médico aponta as sete classes de medicamentos mais importantes para quem precisa se cuidar durante as férias:

ANALGÉSICOS E ANTITÉRMICOS - "A Dipirona (genérico) e o Paracetamol (genérico) são exemplos desta classe de medicamentos usada para reduzir a dor de qualquer origem (inclusive dor de cabeça) e a febre, que pode estar presente em infecções virais ou bacterianas".

ANTI-INFLAMATÓRIOS - "A Nimesulida (genérico) é um exemplo dessa ampla classe de medicamentos usados também para alívio das dores em geral, muito usada em contusões musculares e torções".

ANTIALÉRGICOS - "Os lançamentos mais recentes não apresentam o efeito colateral da sonolência. Um exemplo dessa classe é a Fexofenadina (genérico), mais conhecido comercialmente como Allegra®. São usados para quadros alérgicos como rinites, coceiras e alergias de pele".

ANTIVERTIGINOSOS - "Quem sofre de tontura com vertigem e náusea costuma usar o Cloridrato de Piridoxina (Dramin®). Mas há o efeito colateral de sonolência".

ANTIÁCIDOS - "O Hidróxido de Alumínio (genérico) e a Ranitidina (genérico) são representantes dessa classe que trata as dores de estômago resultantes da gastrite".

ANTI-HEMÉTICOS - "A Metoclopramida (genérico), mais conhecido como Plasil®, e a Ondansetrona (genérico) são exemplos dessa classe usada para tratar náuseas e vômitos de qualquer origem".

ANTIESPASMÓDICOS - "O Buscopan® e a Dimeticona (genérico) são exemplos dessa classe. São indicados em caso de cólicas de origem no trato gastrintestinal ou uterina".

Nenhum comentário: