1.21.2010

Gota é uma artrite comum causada por um aumento do ácido úrico no sangue



Gota é uma artrite comum causada por um aumento do ácido úrico no sangue, levando ao depósito de cristais nas articulações afectadas, maioritariamente no dedo polegar do pé. Os sintomas são dor lancinante aguda, extrema sensibilidade, vermelhidão, calor e inchaço. A vítima pode, até, ficar muito doente e com febre alta e calafrios. Ataques repetidos levam, geralmente, à erosão da cartilagem e do osso nas articulações. Além disso, se os níveis de ácido úrico na urina continuarem altos, poder-se-ão formar cálculos renais.

Embora qualquer pessoa esteja sujeita a desenvolver gota, ela tem sido chamada a doença dos homens ricos, uma vez que está associada a demasiada comida e álcool, e é muito mais comum nos homens do que nas mulheres. O ácido úrico é um sub-produto de alguns alimentos, por isso a obesidade e a alimentação imprópria aumentam o risco de gota. A maior parte das pessoas produzem demasiado ácido úrico, mas algumas não o eliminam convenientemente.

A prevenção é melhor do que a cura
• Retire a carne vermelha da sua alimentação. É muito rica em purinas, que são metabolizadas no organismo e formam o ácido úrico. As aves e o peixe também contêm uma quantidade considerável de purinas.
• Tenha o cuidado de não ingerir demasiada couve-flor, amendoins, cogumelos, ovos, lentilhas, ervilhas e feijão, pois, em grandes quantidades, aumentam a produção de ácido úrico. A alimentação com níveis relativamente baixos em proteínas é benéfica.
• Elimine as bebidas alcoólicas. Elas aumentam a produção e reduzem a eliminação do ácido úrico. Os ataques agudos de gota são, muitas vezes, precipitados por uma ingestão excessiva.
• Não coma alimentos fritos ou com gordura que foi aquecida. Isso baixa os níveis de vitamina E, levando a um aumento da precipitação do ácido úrico.
• Beba muita água para aumentar a excreção do ácido úrico. É bom acrescentar à água um pouco de sumo de limão pois ajuda no processo.
• Certifique-se se algum medicamento que está a tomar é o responsável pelos níveis elevados de ácido úrico.
• Evite cafeína e alimentos com elevado teor de gordura, como bolos e folhados.
• Se estiver com excesso de peso, um programa de perda de peso, bem planeado, ajudará a baixar os níveis de ácido úrico.
• Aumente, na sua alimentação, a quantidade de aipo, morangos, cerejas, abacate e feijão-verde, pois ajudam a excretar o ácido úrico.
• Há várias tisanas que podem controlar os níveis de ácido úrico, na sua maioria por aumentarem a eliminação; as urtigas, o zimbro, os pés de cereja, o freixo, a folha de oliveira, a bardana, o alcaçuz e o harpago são alguns exemplos.

Quando a gota ataca
As terapias médicas dependem, normalmente, de medicamentos anti-inflamatórios, mas estes têm, muitas vezes, efeitos secundários muito desagradáveis e, até, graves. Muitas pessoas não toleram este tratamento e, para outras, é contra-indicado devido a outros problemas de saúde co-existentes.
• Dê um banho de contraste à parte afectada, com 3 minutos de água quente e 1 minuto de água fria. Repita pelo menos 3 vezes, para melhorar a circulação e diminuir a inflamação e a dor. Para maximizar o efeito, este tratamento pode ser aplicado várias vezes durante o dia.
• Em seguida, aplique, na parte afectada, uma cataplasma de carvão activado ou de argila, para aumentar a excreção de ácido úrico.
• Coma apenas fruta fresca e vegetais durante alguns dias, incluindo os indicados acima.
• Beba entre um litro e meio a dois litros de água por dia, com sumo de limão.
• Aplique óleo de pimenta de Caiena (disponível em farmácias) para ajudar a aliviar a dor.
• O harpago não só ajuda a eliminar o ácido úrico, como também tem efeito anti-inflamatório, sem, contudo, causar a irritação gastrointestinal que os medicamentos anti-inflamatórios causam. É melhor tomá-lo em forma de cápsulas.
• A bromelaína (do ananás), a ulmeira, a uncaria (unha de gato), e o açafrão também possuem acção anti-inflamatória, mas requerem doses razoavelmente grandes para ajudar a aliviar a dor e inflamação da gota. Combinar dois ou mais agentes será benéfico.

Qualquer pessoa que tenha experimentado a dor de um ataque agudo de gota não hesitará em concordar que vale a pena fazer todos os possíveis para evitar essa forma de artrite. Mesmo no caso de sofrer de gota, muito pode ser feito para melhorar rapidamente a situação e minimizar a dor e o sofrimento.&

Marianne Ferreira

Saiba mais sobre GOTA

Gota
Distúrbio no metabolismo das PURINAS, no qual aparece excesso de ácido úrico. No sangue e os uratos de sódio são depositados em forma de tofos que se depositam nas articulações. Pode levar à artrite crônica.

85 % do urato formado provém dos metabólitos simples referente à formação endógena de ácido úrico, bem como a partir da quebra de purinas.

Dieta é indicada para evitar o estresse metabólico e diminuir a necessidade de medicação.

ALIMENTOS COM ALTO TEOR DE PURINA

GRUPO I : 100 a 1000 mg de purina em 100 g de alimento

anchova
arenque
mexilhões
sardinhas e vieira
coração
fígado
miolos
rim
caldo de carne
extratos de carne
consome
molho de carne
ovos
perdiz
fermentos de pão e de cerveja
GRUPO II : DE 9 a 100 mg de purina em 100 g de alimento

carne de peixe
aves
carne de gado
aspargo
espinafre
cogumelos
ervilhas secas
feijões
lentilhas
Obs.: 90 g de carne ao dia é permitido.

GRUPO III : conteúdo desprezível de purinas

açúcar e doces
arroz e massas
azeitonas
bebidas carbonatadas
bolo e bolinhos doces
bebidas de cereal (aguardente, saquê)
café, chá, chocolate
ervas e condimentos
pipoca
pudim, gelatina, sorvetes
vegetais
vinagre
queijo
frutas
leite
macarrão
manteiga ou margarina
molho branco
nozes
óleo
pães e cereais
Consumo diário de água em torno de 3 litros, para manter baixa a concentração urinária

Controle de gordura, pois esta reduz a excreção normal de uratos

Os carboidratos tendem a aumentar a excreção de ácido úrico;

Dieta moderada em proteínas (0,8 g/kg/dia), rica em carboidrato, pobre em gordura e excluir alimentos com alto teor de purina (Grupo I);

A dieta normal contém de 600 a 1000 mg de purinas.

ÁLCOOL

O etanol aumenta a produção de ácido úrico.

Fonte: www.sitemedico.com.br

Gota
A gota é provocada por uma taxa elevada de ácido úrico no sangue (hiperuricemia) que se desenvolve sob a forma de cristais na região das articulações. Muitas pessoas possuem uma taxa elevada de ácido úrico no sangue, mas não têm a doença. Uma taxa elevada de ácido úrico no sangue é então uma condição necessária, mas não suficiente para justificar o aparecimento da gota. Ainda não se sabe por que determinadas pessoas desenvolvem a doença e outras não.

O fator genético (hereditário) parece estar muitas vezes relacionado com a origem da gota, mas determinados estilos de vida, como comer em excesso (alimentos ricos em carne,...) e muito regados a álcool pode agravar ou desencadear uma crise de gota. Outros fatores como o excesso de peso ou a tomada de determinados medicamentos (aspirina, diuréticos) podem também favorecer o aparecimento da gota.

A gota é uma doença metabólica que atinge uma (mais comum) ou mais articulações. Trata-se de um tipo de artrite. É importante observar que a gota inicia quase sempre atingindo o dedão do pé.

A gota é provocada por um depósito de ácido úrico na região articular, o que forma cristais de ácido úrico, algo considerado muito doloroso (uma das piores dores, segundo alguns pacientes).

A gota é uma doença que evolui por incidências, falamos então de crise de gota quando a dor se torna muito intensa.

A gota atinge na maior parte dos casos, os homens a partir dos 50 anos (20 vezes mais do que as mulheres). Estima-se que 1% dos homens com mais de 40 anos sofrem da doença.

Nota-se por fim, que é importante tratar bem a gota, através de medicamentos e/ou mudanças no estilo de vida, pois complicações renais como deformações articulares podem ocorrer se a doença não for bem tratada.Somente um médico poderá prescrever os medicamentos adequados (não se automedique!). >> ver também: tratamento da gota.

Sintomas da Gota
A gota, na sua fase mais aguda, é conhecida como crise de gota e apresenta os seguintes sintomas:

A crise de gota atinge as articulações, em geral a base do dedão do pé, mas pode também atingir a articulação do pé, o joelho, os dedos da mão, o pescoço, as orelhas,...

A crise de gota é extremamente dolorosa e surge de forma espontânea, geralmente durante a noite. Uma crise de gota pode durar vários dias.

A articulação afetada pela gota apresenta os sinais clássicos de uma inflamaçã pele avermelhada, dolorosa, quente e inchada. Por isso geralmente recomenda-se o uso de antiinflamatórios para o tratamento.

As crises de gota podem ocorrem uma só vez ou se repetir várias vezes (falamos então de gota crônica), por exemplo, por vários meses ou anos após a primeira crise de gota.

A gota, se não tratada corretamente, pode levar a complicações como cálculos renais, complicações renais, deformações articulares (caso mais incomum nos dias de hoje, devido ao tratamento preventivo possível à base de allopurinol).

Para tratar a gota, destacamos o tratamento da crise de gota e o tratamento preventivo da gota:

1. Tratamento da crise de gota – medicamentos para a crise de gota

Para acalmar a dolorosa crise de gota, o médico dispõe principalmente de medicamentos anti-dor ou antiinflamatórios com:

Antiinflamatórios não-esteróidais (AINES) como aqueles à base de diclofenac, a serem tomados, por exemplo, em forma de comprimidos. Evite a tomada de aspirinas no tratamento da gota, pois ela pode exercer influência sobre o ácido úrico e agravar os sintomas da gota.

A colchicina (um antigotoso), que age contra a inflamação causada pelos cristais de ácido úrico.

A cortisona, ue pode ser utilizada devido à sua ação antiinflamatória.

2. Tratamento preventivo da crise de gota

De início é aconselhado seguir determinados conselhos como uma mudança no estilo de vida (diminuição do álcool,...), para tratar a gota e limitar as futuras crises.

Se a mudança do estilo de vida não surtir efeito, existe a possibilidade de o médico prescrever um medicamento muito eficaz para evitar e limitar novas crises de gota, o allopurinol. Em geral, o médico irá instaurar um tratamento medicamentoso preventivo à base de allopurinol somente se o paciente já tiver passado por diversas crises de gota. É importante saber também que este medicamento diminui a concentração de ácido úrico no sangue, o que reduz a probabilidade de ter uma crise de gota, mas será necessário tomá-lo regularmente, pois uma vez a interrompida a terapia, a probabilidade de uma crise pode aumentar. Trata-se então de um tratamento a ser tomado em um longo prazo.

Fitoterapia
Determinas plantas medicinais, se combinadas com a terapia clássica, podem surtir um efeito positivo no tratamento da gota e no alívio das dores causadas por ela:

As folhas de urtiga, a serem utilizadas, em geral, em forma de cápsulas, infusão ou compressa. As folhas de urtiga têm um efeito interessante contra o ácido úrico (cristais responsáveis pela crise de gota. >> ver a causa).

A bétula, a ser tomada, em geral, em forma de infusão ou cápsulas.

A groselha, a ser tomada, em geral, em forma de cápsulas.

O freixo-europeu, a ser tomado, em geral, em forma de cápsulas.

Fonte: www.criasaude.com.br

3 comentários:

Carlos Salgueiro disse...

Estranho o facto do chocolate, sem teor de purinas.

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Dieta para tratar da gota

Alimentos com alto teor de purinas/consumo deve ser evitado

- Carnes como vitela, bacon, cabrito, carneiro ou ovelha, embutidos
- Miúdos como fígado, coração, língua, rim e miolos
- Peixes e frutos do mar como sardinha, salmão, truta, bacalhau, arenque, anchova, ovas de peixe, mexilhão, marisco
- Aves como galeto, peru, pombo e ganso
- Bebidas alcoólicas de todos os tipos
- Caldo de carnes e molhos prontos
- Fermento de pães

Alimentos com médio teor de purinas/consumo moderado

- Carnes de vaca, frango, porco, coelho e presunto
- Peixes e frutos do mar não citados acima, bem como camarão, ostra, lagosta, caranguejo
- Leguminosas como feijão (exceto feijão adzuki), soja, grão de bico, ervilha e lentilha, aspargo, cogumelos, couve-flor e espinafre
- Cereais integrais como arroz integral, trigo em grão, centeio e aveia
- Oleaginosas como côco, nozes, amendoim, castanhas, pistache, avelã

Alimentos com baixo teor de purinas/consumo permitido

- Leite, chá, café, chocolate, queijos magros, ovos cozidos, manteiga e margarina
- Cereais e farináceos como pão, macarrão, sagu, fubá, mandioca, araruta, arroz branco e milho
- Vegetais como couve, repolho alface, acelga, agrião, radiche
- Doces e frutas de todos os tipos, incluindo todos os sucos

Dicas importantes

- A dieta para pessoa com gota deve ser moderada em proteínas, rica em carboidratos e relativamente pobre em gordura e deve incluir alimentos com baixos teores de purina.

- O consumo de gorduras deve ser reduzido pois o excesso diminui a excreção de ácido úrico.

- Evite o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool precipita o ácido úrico, facilitando a formação de cristais.

- Líquidos como água e sucos devem ser ingeridos à vontade (mais de três litros por dia), o suficiente para que a urina esteja sempre clara. Isso facilita a excreção de ácido úrico e minimiza a possível formação de cálculos.

- É preciso lembrar que, fora das crises de dor, exercícios físicos são sempre necessários, mesmo que em pouca quantidade, pois não raro, há excesso de peso e vida sedentária entre as pessoas com gota. E a redução de peso é sempre útil e ajuda a reduzir a hipertrigliceridemia que existe em 75% dos pacientes com gota.

- Não fique longos períodos sem se alimentar. Quem fica muito tempo sem comer é candidato em potencial a ter uma taxa elevada de ácido úrico. Isso porque, em jejum, o corpo acaba degradando a proteína muscular como fonte de energia, gerando uréia como um dos seus subprodutos.

- Medicamentos, quando receitados, devem ser seguidos por todo o tempo recomendado, pois podem ter efeito incompleto se interrompidos.

- Para finalizar, é preciso ter em mente que a gota é uma doença crônica e grave, capaz de provocar muita dor e desconforto se não for tratada com seriedade pelo doente . Por isso, é necessário tratar a doença, muitas vezes para o resto da vida. Portanto, o seu médico poderá lhe orientar nos exames necessários para avaliar o quanto de ácido úrico o seu organismo está formando e excretando e se você está ou não comendo demais alimentos com altos níveis de purinas.

www.jocelemsalgado.com.br

Unknown disse...

Fazê uma salmoura com água morna é bom