7.17.2010

CIRURGIA PLÁSTICA É COISA SÉRIA

Com a super valorização dos padrões estéticos para se ter um corpo perfeito, muitos se esquecem que a plástica é, antes de tudo, um procedimento médico-cirúrgico e, por isso, requer total responsabilidade. Além disso, tem sido muito comum os drásticos episódios envolvendo cirurgias plásticas realizadas por profissionais não habilitados, tanto que reaqueceu a discussão em torno das responsabilidades que envolvem esses procedimentos.
"É inquestionável o papel da autoestima no bem-estar integral do ser humano. Porém, a busca pela harmonia facial e corporal precisa estar sempre atrelada à segurança e à saúde", alerta Wandler de Pádua Filho, médico-cirurgião e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Imagem: iStockphotoAo eleger a plástica como prioridade, é necessário procurar, em primeiro lugar, um médico especialista filiado à SBCP, segunda maior entidade do segmento no mundo. No site da Sociedade: http://www.cirurgiaplastica.org.br - é possível fazer a consulta por nome e por estado. O banco de dados é atualizado e a pesquisa é simples e rápida.A pessoa também deve buscar informações sobre a instituição na qual será realizada a cirurgia plástica. Vale enfatizar que hospitais e clínicas especializadas precisam cumprir as exigências da ANVISA.
Durante as consultas que antecedem a cirurgia é importantíssimo esclarecer todas as dúvidas. E cabe ao médico assistente estabelecer um espaço para um diálogo claro e objetivo. “Precisamos verificar as condições de saúde da pessoa. Consideramos a idade, o estilo de vida e o histórico familiar, além de não lançarmos mão de exames que atestam se o paciente pode ser submetido, naquele momento, a uma cirurgia”, explica o Dr. Wandler.
Tabagistas, pessoas sedentárias, portadores de grandes varizes e usuárias de contraceptivo oral, por exemplo, merecem cuidados redobrados antes, durante e depois do procedimento. “O paciente não deve omitir nenhuma informação”, lembrar no que diz respeito às emoções, o médico deve estar atento às expectativas do paciente. "Uma cirurgia facial não traz de volta o rosto da juventude, mas possibilita um ar leve e descansado. Uma lipoaspiração não substitui dieta e exercícios regulares, porém melhora o contorno corporal", esclarece o médico. O referencial externo também deve ser evitado. "Quando o paciente deseja ter o nariz de um modelo, por exemplo, é necessário cautela. Alterar as características radicalmente não é o melhor caminho", alerta.Quando tomados de maneira responsável, os investimentos estéticos trazem benefícios reais. “Vivemos cada vez mais e é natural que busquemos uma imagem condizente com o vigor físico. É só estar atento para que a busca pela beleza e juventude não coloque em risco a saúde", finaliza o médico.Cuidados essenciais para quem deseja passar por uma cirurgia plástica
Procure um médico especialista, filiado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. No site da entidade (www.cirurgiaplastica.org.br) é possível verificar essa informação.
Evite realizar o procedimento se estiver vivenciando uma situação desafiadora do ponto de vista emocional: a perda de uma pessoa querida, a ruptura de relações valorosas ou uma demissão involuntária.
Reflita sobre a real motivação da busca pela beleza. Uma cirurgia plástica não trará, necessariamente, um ganho secundário, como um casamento mais feliz ou uma promoção no trabalho.
A operação deve ser precedida de uma criteriosa avaliação clínica e da realização de exames complementares compatíveis com sua faixa etária e o tipo de procedimento. A avaliação pré-cirúrgica é uma etapa indispensável para sua segurança.
Anote e grave todas as recomendações médicas para o pós-cirúrgico. Se você acredita que não terá tempo para realizar o repouso necessário, não faça a cirurgia.
Faça todos os questionamentos necessários antes da cirurgia. Conheça todos os riscos inerentes ao procedimento que deseja realizar, bem como o tempo previsto para duração dos resultados. Expectativas inalcançáveis costumam gerar frustrações.
A cirurgia plástica estética ou reconstrutora pode causar impacto positivo no bem-estar integral, por fortalecer a auto-estima e a autoconfiança. Para que traga benefícios, deve ser encarada com muita responsabilidade.
Beleza e Saúde

Nenhum comentário: