7.12.2010

MAIS PIQUE E CONCENTRAÇÃO NO TRABALHO


Saiba em quais alimentos investir para ter mais pique e concentração no trabalho
Especialistas em nutrição afirmam que uma dieta equilibrada, que inclua todos os grupos de alimentos, pode ser uma valiosa aliada para manter a concentração e o vigor em alta. Alimentos integrais como pães, cereais, bolos, biscoitos e grãos possuem fibras que proporcionam uma liberação lenta do açúcar na corrente sanguínea, conferindo mais energia e disposição.
Quando o carboidrato está disponível no sangue de forma regular, ele também é importante para a fabricação do neurotransmissor do bem-estar: a serotonina.
A nutricionista Gisele Caetano, explica que para a energia presente nestes alimentos ser liberada, é necessário que a concentração de vitaminas do complexo B no organismo esteja adequada. Elas participam como co-enzimas em todos os processos que envolvem a transformação dos nutrientes na nossa moeda de energia.
Para a memória e concentração, a indicação é a vitamina B12. Níveis do nutriente abaixo da recomendação diária tendem a atrapalhar atividades rotineiras.
As vitaminas C e E, já conhecidas popularmente como poderosas combatentes da gripe, são antioxidantes eficazes também contra o cansaço e a falta de disposição, próprios da virose.
Dicas da nutricionista
Um dos grandes problemas é equilibrar a rotina corrida com uma alimentação saudável. É cada vez mais comum a substituição de alimentos saudáveis por fast food, refrigerantes e guloseimas em geral durante a hora dedicada ao almoço, por exemplo.Veja as dicas da profissional para garantir a ingestão correta de alimentos durante o expediente:
- Evite passar mais do que três ou quatro horas sem se alimentar. Para isso, procure realizar três grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar), fazendo uma paradinha no meio da manhã e outra na parte da tarde para um lanchinho intermediário;
- Opte por restaurantes por quilo ou self service que disponibilizam maior variedade de alimentos, permitindo a montagem de um prato balanceado;
- Troque refrigerantes por sucos de frutas naturais ou água de coco;
- Quando for necessário fazer um lanche, a dica é substituir o pastel, salgados fritos ou folhados por salgados com massa integral;
- Para as pessoas que realmente não têm tempo, vale a pena levar de casa um sanduíche reforçado, feito com pão integral, patê de atum ou peito de peru, cenoura ralada, alface ou rúcula e queijo branco e de sobremesa uma fruta.
Abril.com

Nenhum comentário: