7.12.2010

OLHEIRAS: SAIBA COMO SE LIVRAR


Dieta rica em antioxidantes ajuda você a se livrar das olheiras
Segundo especialistas, mudanças na alimentação contribuem para um olhar livre de manchas, mas requer a supervisão de um profissional
Brocólis está na lista de alimentos recomendados para acabar com o aspecto cansado
Uma dieta adequada, rica em alimentos antioxidantes, pode ser uma grande arma contra as olheiras. No entanto, é importante ressaltar que esse cardápio precisa ser elaborado sob a supervisão de um profissional. Afinal de contas, nem todos os alimentos agem da mesma forma em diferentes organismos. Na lista de ingredientes indicados para tratar as manchas escuras ao redor dos olhos, comuns depois de noites mal dormidas, estão os peixes ricos em ômega 3, como atum, salmão e sardinha. As sementes de linhaça triturada – excelentes antiinflamatórios – protegem os capilares sanguíneos conferindo um aspecto mais jovial e renovado. O chá verde é também um antioxidante poderoso e deve ser consumido de três a quatro vezes por dia para que produza resultados. Além de proteger as membranas, ele é um alimento termogênico. O processo digestivo desse tipo de alimento faz o organismo gastar energia e, assim, queimar mais calorias. Outros itens que complementam a dieta são gengibre, vitamina E, castanha do Pará e amêndoas, brócolis e a tão recomendada água.
Alguns cosméticos podem piorar o aspecto de cansaço em seu rosto. Veja o que você deve evitar: ● Corretivo escuro Se ele for bem mais escuro que sua pele, acentuará as olheiras. ● Máscara para cílios comum Pode esfarelar e cair na pálpebra, escurecendo a região. Prefira o produto à prova d’água. ● Sombra azul, berinjela ou lilás Esses tons deixam os olhos mais fundos. ● Lápis preto dentro dos olhos Eles mancham e fazem sombra na região.
Descubra como camuflar as manchas ao redor dos olhos e ter um visual bonito e descansado
1. Vá de corretivo
É a arma perfeita para disfarçar as olheiras, além de levantar o make. Mas atenção aos detalhes:
● Escolha o corretivo um tom mais claro que a base.
● Prefira os corretivos líquidos, que ajudam a hidratar a região.
● Aplique o produto devagar, dando leves batidinhas com as pontas dos dedos.
● Passe o corretivo também no cantinho interno dos olhos e na pálpebra superior.
● Finalize com base e pó facial. Mas cuidado com o excesso de maquiagem! Ele pode realçar o defeitinho que você queria esconder.
2. Use a receitinha da vovó
Se sua olheira só aparece antes da menstruação ou após uma noite mal-dormida, uma compressa com chá de camomila gelado resolve. Prepare uma infusão forte com flores naturais de camomila. Deixe esfriar, molhe um chumaço de algodão e coloque-o sobre os olhos. Mantenha por cerca de 15 minutos e enxágue com água fria.
O dermatologista é o principal aliado na hora de cuidar da pele
3. Ative bem a circulação
Se o incômodo é constante, consulte um médico dermatologista. Ele poderá receitar um creme com ingredientes que melhoram a circulação do local, como cafeína, gincgo biloba e vitamina C.
4. Acelere a renovação celular com peeling
Os ácidos suavizam e clareiam a pele dessa região. Mas faça a avaliação antes com um dermatologista para evitar que surjam manchas e outras complicações.
5. Aposte nos cremes clareadores
Cremes com ácido glicólico, ácido kójico, hidroquinona, e vitamina K1 diminuem as olheiras e são menos abrasivos que o peeling.
6. Cuidados na hora da maquiagem
Alguns cosméticos podem piorar o aspecto de cansaço em seu rosto. Veja o que você deve evitar:
● Corretivo escuro
Se ele for bem mais escuro que sua pele, acentuará as olheiras.
● Máscara para cílios comum Pode esfarelar e cair na pálpebra, escurecendo a região. Prefira o produto à prova dágua.
● Sombra azul, berinjela ou lilás, esses tons deixam os olhos mais fundos.
● Lápis preto dentro dos olhos, eles mancham e fazem sombra na região.
Causas do problema
Além de predisposição genética, as olheiras podem aparecer por causa de má alimentação, noites maldormidas, estresse, TPM, baixa resistência do corpo, excesso de bebidas alcoólicas, entre outros. Nenhuma mulher está livre disso. As mais branquinhas sofrem por ter a pele bem fina, o que deixa os vasinhos aparentes. Já as morenas podem ter um acúmulo de melanina (proteína responsável pela pigmentação) e ficar com a região dos olhos escurecida.
Tipos de olheiras
OlheirasRoxas: Esta coloração vem do excesso de vasinhos concentrados abaixo dos olhos. Este tipo surge cedo - às vezes na infância - e piora no ciclo menstrual.
Marrons: São mais comuns em pessoas com mais de 35 anos e ocorrem pela concentração de melanina na região.
Cuidados essenciais
As compressas geladas e as máscaras de chá verde ou de camomila ajudam a clarear as olheiras. Isso porque a temperatura fria causa contração dos vasos, o que diminui as áreas escuras. Massagens na região dos olhos ativam a circulação e diminuem o inchaço, principalmente ao acordar. Cremes descongestionantes com camomila, tília, hamamélis ou vitamina K1 na fórmula também são uma boa opção. E não se esqueça de usar protetor solar diariamente, para proteger a pele de manchas e do escurecimento precoce.
Atenção!Tome cuidado na hora de retirar o rímel, pois exagerar na fricção do algodão com demaquilante pode piorar o problema.
Tratamentos especiais
Cremes clareadores com ativos de vitamina A, C e E, ácido kógico, ácido fítico, arbutin e hidroquinona são bons clareadores. Fique de olho na fórmula! Existem também alguns tratamentos mais fortes, como a luz pulsada e peelings suaves, à base de ácidos retinóico ou glicólico. De qualquer jeito, procure um médico para avaliar a possibilidade de tais tratamentos de acordo com o seu tipo de olheira.
Abril.com

Nenhum comentário: