7.17.2010

Filtro solar

O filtro solar deve ser aplicado, cuidadosamente em todo o corpo, 20 a 30 minutos antes de iniciar a exposição ao sol, assim sua ação terá maior eficácia pela estabilidade que irá ter na pele.
A pele leva 2 a 3 dias para produzir e liberar a melanina, pigmento que dá a cor bronzeada. Ficar muito tempo no sol em um mesmo dia, não acelera o bronzeamento da pele, só causa queimaduras, levando a danos como o câncer.
Use um fator de proteção solar (FPS) 20 ou maior. Pessoas de pele muito clara, ruivas, com olhos claros ou sardas são mais propensas ao câncer de pele e devem usar no mínimo FPS 25.O filtro solar deve ser usado diariamente nas áreas de pele expostas ao sol. E a aplicação precisa ser renovada a cada duas horas ou em caso de transpiração excessiva, permanência na água ou prática de esportes.Não deixar o frasco do protetor solar exposto diretamente no sol, pois pode ser destruído seu "poder" de proteção.
Passe filtro solar também sobre as cicatrizes, pois quando recentes elas podem se tornar escuras com a exposição ao sol, e quando antigas ao desenvolvimento de tumores de pele.
O bronzeamento artificial também causa dano. Os dermatologistas não recomendam o uso de substâncias que promovam um bronzeamento acelerado.
Atenção: existem, hoje no mercado, protetores solares mais novos, que possuem proteção solar física (PPD) e não apenas química (FPS). Então duram o dia todo (de 6 a 8 horas). Assim você poderia aplicar de manhã e ficar o dia todo protegido, sem precisar reaplicar a cada 2 horas como a grande maioria dos protetores solares faciais.
Converse com seu médico para saber qual protetor novo e que dura o dia todo é o mais indicado para sua pele.
Itens importantes na compra de um protetor solar:
Comprar produtos em locais apropriados (supermercados, farmácias).
Não juntar restos de protetores para reaproveitá-los.
Usar somente protetores solares que se encontram dentro do prazo de validade.
Nos lábios e cabelos, usar protetores apropriados para essas áreas.
Não negligencie a qualidade do fator de proteção solar. Os produtos indicados devem ter sempre registro no Ministério da Saúde e se possível com proteção UVA e UVB.
Cuidados Gerais
Também tome cuidado com a procedência de ingredientes contidos em fórmulas caseiras para aplicar na face ou corpo, pois podem manchar sua pele ou até causar reações alérgicas.
Limpe a pele diariamente e não abra mão de um bom demaquilante. Essas loções retiram a maquiagem sem remover a oleosidade natural da sua pele (importantíssima no verão).
Secar muito bem os pés e as dobras do corpo para evitar as micoses. Não permaneça usando roupas úmidas.
Não deitar direto na areia pois pode apresentar bicho geográfico (larva migrans).
Evitar estresse, cuidar da saúde e também proteger a pele do sol previnem a recidiva do herpes.
Giseli Barbosa
Diario da Beleza

Nenhum comentário: