7.31.2010

PESSOA DISSIMULADA

A dissimulação é uma forma de excluir responsabilidade nos atos, é uma forma de adiar alguma situação, também é uma forma de se auto enganar e achar que engana outras pessoas.

A pessoa dissimulada se acha esperta, quando na verdade ela se torna tão transparente, que tudo que faz está ligado a arte de se dar bem, na cultura de tirar proveito, na busca de esnobar o que não tem. Se analisarmos a vida dessa pessoa, veremos uma vida cheia de mentiras, de futilidades, dívidas, falta de cultura, ...e um passado de perdas.

Entrei nesse assunto pra comentar o quanto está se tornando comum esse tipo de comportamento. Este é o país da corrupção, da malandragem, de quem ganha o quê. Se analisarmos os fatos, todos nós perdemos quando alguém ganha "algo", todos nós pagamos impostos e pagamos as contas do Estado. Mas, é incorreto afirmar que todos são corruptos, porque nos incluímos, também a nossa família e amigos nesse todo e colocamos pessoas de boa fé, que trabalham, batalham, ganham guerras e matam um leão por dia. Mas também há de convirmos que está difícil não se deixar levar pela corrupção, pois é difícil de se fazer um trabalho em meio a dificuldades e falta de apoio.

Qual é a solução? Renovar sempre, não se deixar levar pelos outros, batalhar pela melhora, procurar sempre ser o melhor ser humano, não achar que ter é melhor do que ser, não querer o que é do outro, passar isso adiante, não esmorecer diante das manchetes opressivas, não deixar de ter esperança, ser cidadão, manter sempre a honestidade acima de qualquer coisa, ter uma postura digna perante a vida. Não se deixe enganar, a vida cobra, e muito caro!
Ainda vale a pena ter a consciência limpa.
Ainda vale a pena ter dignidade.
Sem dissimulações!!!

Pessoa dissimulada são os falsos inocentes. Aqueles que se fazem de bobos para se dar bem com os outros. Os dissimulados não tem (porque escondem) opinião própria, são pouco corajosos (pra não dizer covardes) e adoram se dar bem em qualquer situação


DISSIMULAÇÃO
Popularmente, o dissimulado é uma pessoa que propositadamente procura encobrir os seus sentimentos ou até atitudes, pois tem algum interesse em se manter assim, visando obter alguma vantagem da situação. Certamente, todos nós temos encontrado e convivido com diversas pessoas assim, que possuem uma falha tão forte de caráter que julgam os caracteres das outras pessoas pelas deformidades do seu pensar e, não é raro, estas pessoas se tornam mesquinhas, egoístas, exclusivistas. Mas não é só para obter vantagem, mas também por causa do medo que o outro o perceba e descubra que no seu interior, fervem sentimentos desajustados, inconseqüentes e, para muitos, incontroláveis. A dissimulação é um enorme mecanismo de defesa, pois o que tenho em mim, o que sinto dentro de mim ou minhas idéias e sentimentos são tão inconfessáveis, condenáveis ou egoístas, que eu não consigo dividir com ninguém o que vai no meu coração. Por que será que um ser humano se torna assim? Para explicar um pouco melhor vamos, em primeiro lugar, afirmar que a dissimulação é uma das maiores doenças do nosso ego, se não for a maior. Entendemos que ela deve ter surgido, pelo menos aqui no planeta Terra, para encobrir as emoções negativas que foram geradas entre as nossas diferenças. Num determinado momento da vida planetária, quando já estávamos vivendo a 3ª geração de seres ascensos aqui na terra, chegaram seres de outros espaços do universo e vieram habitar entre os terráqueos, trazendo seus vícios, seus costumes e maneiras diferenciadas de culturas. Encontraram aqui na Terra pessoas que viviam num ideal de elevação, todos trabalhando para o mesmo fim, vivendo experiências semelhantes e tinham no amor, sem o apego e com a participação coletiva, a grande força da população terrena. Aqui se vivia uma geração de homens que praticavam o amor. Os seres vindos de outras galáxias, bem mais experientes, com altíssima tecnologia, vieram para cá por não terem aprendido a vivenciar a experiência do amor. Os planos superiores do universo permitiram que estes seres viessem trazer um padrão novo ao planeta. Vir ajudar a implantar, no planeta, uma nova civilização que aliasse tecnologia, conhecimento e amor. Assim, na Mãe Terra, como biblioteca viva de experiências universais, seria implantada uma das civilizações mais especiais em termos de perfeição física e desenvolvimento de uma psiquê rica em conhecimentos e vivências. Tudo o que ocorreu depois foi conseqüência da maneira como entendemos estas diferenças e de como lidamos com os medos, culpas, ansiedades, inseguranças, que estas diferenças nos trouxeram. Tudo foi e ainda é uma grande fantasia. Eu fiquei com medo do outro, pois ele tinha um saber ou uma experiência diferente daquela que eu tinha e isto me provocou o surgimento de uma intensa necessidade de esconder meus sentimentos, daí desenvolvi a dissimulação. Moreno, fundador do Psicodrama, foi tirar do teatro grego as personas, ou seja, as máscaras; por volta de 1923 em Viena, Áustria, ao criar o teatro da espontaneidade, os personagens se baseavam nas experiências do teatro grego, onde os atores da Grécia antiga usavam máscaras na hora de representarem, e com Moreno, usavam as máscaras da própria personalidade, pois quando os atores das encenações públicas faziam no palco papéis semelhantes aos da sua vida real melhoravam de seus conflitos e praticamente mudavam seus comportamentos. Para se entender melhor, quando faço a catarse ou enfrento um sentimento tenho a chance de me libertar do seu domínio, sentir o alívio que esta libertação representa. Se quem dissimula soubesse que se enfrentasse a sua dificuldade e saísse da fantasia do medo de revelar suas reais intenções poderia viver muito melhor, seria mais livre e feliz. Bem, e eu, como fico com a dissimulação? Serei igual a esta pessoa descrita acima? Como meu caráter se relaciona com a dissimulação? Ao nível do senso comum, sem entrar na patologia da dissimulação, podemos dizer que a dissimulação está presente em todos nós. Certamente ela nos tira diversas oportunidades de crescimento pessoal, de enfrentamento de nossas realidades internas e de nossa verdade pessoal e universal. Quando dissimulamos, não enfrentamos nossa verdade e fugimos de nossa realidade. Aquela realidade de conteúdos nossos ou dos outros, que não queremos enxergar. Ver a nossa realidade, muitas vezes dói. Também me fragiliza ver as coisas que não gosto em mim e que não quero, ou não sei como mudar. E então me pergunto: Como mudar uma estrutura cristalizada, arraigada, atrás da qual me escondo, para que ninguém veja a realidade de sentimentos e de alma? Mexer com meu padrão mental e de vícios é uma coisa bastante difícil e poucas pessoas estão disponíveis para tal. Mexer dói, nos acovarda, nos diminui, nos afugenta de nós mesmos e aí a dissimulação entra para nos proteger, tentando manter a fantasia anteriormente estabelecida. Voltando à pergunta de como mudar: a experiência tem me mostrado que, em primeiro lugar, eu só mudo o que quero mudar. O segundo passo para a mudança é a intenção de mudar. É reconhecer que mudando serei melhor, que ganharei mais qualidade de vida. O terceiro passo é o comprometimento. Me comprometer com o objetivo da mudança, assumir responsabilidades, correr os riscos que qualquer mudança traz. E nada disso ocorrerá se antes da intenção e comprometimento, eu não resolver algo mais especial e importante que tudo: a paixão... A paixão pelo padrão adquirido. Preciso substituir a paixão por algo mais prazeroso do que ela. Você está disponível?
(Irineu Deliberalli

6 comentários:

Anônimo disse...

Uma pessoa dissimulada pode muito bem ter cultura sim!
O que pode acontecer é dela aprender tanto de culturas que ela esquece.

Anônimo disse...

convivo com uma pessoa dissimulada e ela infelizmente é minha mãe, e está tentando destruir a minha vida. Nunca me aceitou desde o ventre, é uma pessoa que me dá pena, mas ao mesmo tempo é dificil e me deprime, a realidade é que pessoas dissimuladas existem, e podem te ferir muito se não souber lidar com isso.

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Quando uma pessoa é dissimulada:
Qdo ela é muito exagerada, força muito. Por exemplo: te adoooooooooooooroooooooooooooooooooooooo… sabia???!!!!!!!! Ou qdo a cara dela fica meio "torta" qdo conversa com vc. A boca sorri mas os olhos não, não sei explicar. Tb qdo suas atitudes contradizem suas palavras. Existem várias maneiras.

Como lidar: lidando com ela como vc lida com qualquer pessoa, tentando perceber por que ela não consegue ser autentica com vc, de repente vc provoca isso.. é necessario muito cuidado nessa hora porque a gente tende sempre a culpar o outro, olhar pra dentro é bem mais dificil.

Mas se for apenas antipatia dela ou um problema dela mesmo, complica, tente ser simpatica mas nao force a barra tb não, gente assim é igual gato selvagem, se vc se aproxima demais te unha. Complicado.
Resumindo, a palavra é bom senso.

Anônimo disse...

Tenho uma vizinha falsa e dissimulada. Hoje. um pouco tarde, descobri que amigo dissimulado, inimigo dobrado. São mentes muito perigosas, pérfidas, mesquinhas, incapazes de um ato generoso sincero e honesto. São pessoas que merecem muita pena e que vivem, no fundo, muito, mas muito sozinhas e infelizes. Pessoas a se manter distancia e evitar o maximo.

Anônimo disse...

Me relacionei com um homem dissimulado. O que eu descobri convivendo com esse sugeito foi que esse tipo de gente faz qualqur coisa pra conseguir o que quer. Se fazem de amaveis despreendidas de bom carater. Dizem que te ama tem um zelo até muito exagerado. Mas se vc não pode dar o que elas querm ou simplesmente ela não tem como tirar proveito da situação elas te abandonam e vão peocurar outra vitma pra tirar proveito.

Unknown disse...

Já sofri demais nas mãos de uma moça assim. Ela se fazia de amiga e até se infiltrou na casa dos meus pais e chegou a adicionar minha mãe como mãe dela no Facebook. Hoje depois de tudo descoberto, com um grande mal que ela me fez,depois de quatro anos, ainda tenho que chegar nos cultos da igreja na qual congrego e olhar pra cara dela, uma cara de muita boazinha e coitada, muitas vezes com as mãos erguidas orando. .. Não é nada fácil! Os líderes dela acham que ela é a injustiçada e eu, bem, sou a que fez injustiça. ... aprendi que a distância é a melhor coisa! Não adianta querer se defender, a situação só piora, pois esse tipo de gente sempre arruma um jeito de sair como coitada. Ela mesma acaba se entregando com suas ações, pois se acham tão acima das outras pessoas, que se esquecem que elas também têm cérebro e são capazes de pensar!