11.26.2010

A saúde e cuidados com os pés passam por um podólogo
O técnico habilitado para os cuidados com os pés não trabalha com a estética, mas com a saúde


Achar que toda e qualquer pessoa pode resolver um incômodo nos pés é um risco à saúde. A podóloga Valéria Junqueira da Cruz ressalta que, além do cuidado com a enfermidade, é preciso se preocupar com possíveis casos de contaminação.

"Equipamentos esterilizados, o corte adequado da unha, mais precisamente de forma reta fazem com que a possibilidade de infecções seja anulada", enumera algumas das atenções que evitam unhas encravadas, excesso de pele entre as unhas, fungos, pé-de-atleta ou frieira e afins.
E para ter saúde nos pés, as principais recomendações são: a procura de uma pedicura adequada e evitar 'futucar' a cutícula em excesso.
Podóloga Valéria Cruz
Inflamações


Por desconhecimento ou por não ter nenhuma tendência as indisposições que podem causar inflamações nos pés e unhas, as pessoas não procuram comumente os profissionais.

Sapatos fechados e de saltos são os grandes vilões
Fatores que podem agravar

Valéria diz que comumente as enfermidades aparecem em decorrência das exigências que o padrão de beleza impõe às pessoas. E alerta que sapatos fechados para homens e mulheres, saltos para ressaltar a beleza feminina são alguns calçados que necessitam ter atenções.
"Joanete, unha encravada, calosidade são conseqüências para o uso inadequado de determinados calçados. O ideal é evitar, mas na necessidade, observar se é confortável ou de acordo com o formato do pé", explica dizendo que além do uso incorreto dos calçados, da forma errada de tratar dos pés, a genética de cada um também pode interferir.
Tratamento

Em média, o período para retorno do paciente ao profissional é de 20 dias a um mês. A depender da necessidade, o podólogo e o dermatologista podem agir juntamente.

O podólogo é o técnico habilitado para trabalhar com a saúde dos pés e não com a estética. "Evitem lugares que não tenham confiança. São necessárias aparelhagens esterilizadas para não gerar qualquer tipo de infecção. Principalmente quando são pés de diabéticos que têm uma 
atenção maior",

Nenhum comentário: