7.02.2011

CIRURGIA PLÁSTICA PODE GARANTIR UM ROSTO SIMÉTRICO

Cirurgia plástica pode garantir um rosto simétrico
Veja como ter um rosto simétrico

Rostos simétricos. Um lado da face exatamente igual ao outro. A atriz Carolina Dickman é um exemplo dessa perfeição estética. Mas nem todo mundo tem a mesma sorte da bela e para garantir essa característica tão desejada, atualmente há quem opte por cirurgias plásticas.  A mentoplastia pode corrigir as deformidades e garantir a harmonia de toda a face.
De acordo com o médico Alderson Luiz Pacheco, a simetria da face depende da relação entre o queixo e o nariz. Ele esclarece que, milimetricamente falando, não há como as partes do corpo serem iguais, mas visualmente é possível chegar a uma percepção de simetria. “Muitos detalhes compõem a estética corporal e no rosto as proporções são ainda mais evidentes. A posição do queixo, por exemplo, determina a proporcionalidade da face”, afirma o médico.
A cirurgia plástica é uma das alternativas mais recomendadas para posicionar corretamente o queixo. A denominada mentoplastia pode alongar, encurtar, reposicionar, modificar o formato ou corrigir desvios no queixo. “A técnica varia conforme o problema e pode lançar mão de próteses de silicone para aumentar a região ou cortes no osso para o reposicionamento. A mentoplastia é procurada, principalmente, pelas pessoas que possuem o queixo para trás. Neste caso é feito o implante de uma prótese entre o músculo e o osso, alongando o queixo”, aponta.
As intervenções são feitas em queixos retraídos e avançados. “O paciente deve ficar em repouso por cerca de 15 dias, manter uma dieta líquida no início da recuperação e inserir alimentos pastosos e sólidos progressivamente, conforme a orientação médica”, observa. “Em qualquer técnica de mentoplastia é preciso, pelo menos, 20 dias para que os inchaços e manchas desapareçam por completo”, completou.
O especialista lembra ainda que de acordo com a complexidade do problema é necessário um tratamento interdisciplinar, que envolve outras áreas da medicina e principalmente da odontologia.
Teste sua simetria
Pacheco explica que o queixo deve tocar uma linha vertical imaginária que passa pela raiz do nariz. Se o queixo estiver à frente desta linha ou atrás, é sinal de que há alguma deformidade. “A pessoa pode achar que seu nariz é grande, mas talvez o problema esteja no queixo, que pode estar posicionado inadequadamente”,
Sua Dieta

Nenhum comentário: