6.28.2011

Opas promove na Anvisa sexta edição de Conferência Pan-Americana


A Anvisa sediará, entre os dias 6 e 8 de julho, a VI Conferência da Rede Pan-Americana de Regulamentação Farmacêutica (Rede Parf). O encontro, promovido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), reunirá representantes das Américas para discutir o fortalecimento das Autoridades Reguladoras Nacionais no contexto dos Sistemas de Saúde.

O programa da Conferência conta com temas atuais de interesse da regulação sanitária, como nanotecnologia, sistemas de informação e comunicação, transparência e produtos biotecnológicos. Entre os participantes, destacam-se representantes do Governo, setor privado, academia, entidades representativas de consumidores e especialistas convidados.

“O convite para que a Anvisa sediasse o encontro evidencia o reconhecimento por parte dos países da Rede Parf em relação ao protagonismo crescente do Brasil em temas internacionais da saúde”, afirmou o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano.

Além de receber a Conferência em sua sede em Brasília, a Anvisa será co-patrocinadora do encontro e irá participar do financiamento de aspectos logísticos da Conferência. Para a Agência, o fórum será uma oportunidade de integrar sevidores, profissionais de vigilância sanitária de estados e municípios, e outros órgãos nacionais, para debater os rumos e desafios da regulação farmacêutica no mundo.

Barbano ressalta a importância de o encontro ser realizado no Brasil. “Um dos benefícios de a Anvisa sediar a Conferência é a possibilidade de o setor privado brasileiro ser envolvido de forma mais aprofundada nos debates internacionais, colaborando na construção de uma agenda regional conjunta que identifique rumos e prioridades no campo da vigilância sanitária para os países das Américas”, explica.

A VI Conferência da Rede Pan-Americana de Regulamentação Farmacêutica (Rede Parf) será transmitida em tempo real, pelo site da Anvisa (www.anvisa.gov.br).

Rede Parf

A Rede Parf foi estabelecida em 1999 para apoiar os processos de harmonização da regulamentação farmacêutica na região das Américas. As Autoridades Regulatórias Nacionais (ARN) dos países das Américas e dos diferentes grupos de interesse na área dos medicamentos (incluindo a indústria farmacêutica e a comunidade acadêmica) participam do grupo.

A Conferência Pan-Americana configura-se como o foro máximo para troca de experiências e discussão entre os países que integram a Rede Parf. Celebrado a cada dois ou três anos, o encontro objetiva promover o debate em temas da regulamentação farmacêutica, abordando aspectos de qualidade, segurança e eficácia dos produtos farmacêuticos, para contribuir com a qualidade de vida e atenção à saúde dos cidadãos desses países.

Participação

Cada país e associação de empresas recebeu cotas para participação pré-definidas. A sede da OPAS em Washington atua como secretariado da Conferência, sendo responsável pela interlocução com os Governos, envio de comunicação, e emissão de convites para autoridades dos países, associações, conferencistas e acadêmicos.

A cota do Brasil, destinada exclusivamente a participantes do Governo, foi dividida pela Diretoria Colegiada da Anvisa entre servidores da Agência, do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, e convidados de outros órgãos governamentais com interface na temática da regulação em saúde.

Mais informações sobre a Conferência podem ser obtidas no site www.paho.org/redparf.

VI Conferência da Rede Pan-Americana de Regulamentação Farmacêutica
Quando: 6 a 8 de Julho
Onde: Anvisa. SIA, trecho 5, área especial 57.
Vanessa Amaral – Imprensa/Anvisa

Nenhum comentário: