7.02.2011

Itamar foi um “grande democrata”: Luiz Inácio Lula da Silva

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota em que lamenta a morte do ex-presidente Itamar Franco. Itamar faleceu neste sábado (2), em São Paulo, em decorrência de uma pneumonia causada por uma leucemia aguda. Na nota, o ex-presidente disse que Itamar foi um “grande democrata”. A nota é assinada por Lula e pela ex-primeira dama Marisa Letícia. “O senador e ex-presidente Itamar Franco foi um grande democrata, com uma vida pública dedicada ao Brasil. Mesmo nos momentos de divergência política mantivemos uma relação de profundo respeito e diálogo”, disse o ex-presidente.
Lula ainda lembrou o momento em que Itamar assumiu a Presidência da república, após a saída do ex-presidente e atual senador Fernando Collor (PTB-AL), em 1992. Lula também lembrou as ações de Itamar no governo, como a criação do Plano Real e a implementação do Conselho de Segurança Alimentar.
“Quando assumiu a Presidência em um momento conturbado, em 1992, teve sabedoria para dialogar com toda a sociedade brasileira e ajudou o país a entrar em uma rota positiva na política,na economia e no social. No seu governo implementou o Plano Real, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) e engajou o governo federal no combate à fome, com o apoio a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, junto ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho”, lembrou Lula.
Segundo Lula, a contribuição política de Itamar foi fundamental para a construção política de um país democrático. “A contribuição de Itamar Franco foi fundamental para a construção coletiva de um país democrático, mais justo e sem pobreza. Nesse momento de tristeza, prestamos solidariedade aos seus familiares e amigos”.
G1.com

Nenhum comentário: