7.05.2011

Inibição Sexual

SEXO: SUBSTÂNCIA ACHADA NO PLÁSTICO PODE GERAR INIBIÇÃO

Sexo: substância achada no plástico pode gerar inibição
Cientistas investigam a influência em humanos

nibição sexual. Um problema que atinge mais gente do que se possa imaginar. Mas, e as causas desse problema? Quais são? De acordo com um estudo realizado por cientistas da Universidade de Missouri (EUA) e publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, uma substância encontrada no plástico pode ser um dos responsáveis pelo problema. O Bisfenol-A (BPA), utilizado para dar maleabilidade ao plástico, pode causar problemas no aparelho reprodutor.
Inicialmente foi feito um estudo com roedores e constatou-se que o produto usado na fabricação de mamadeiras e latas de bebidas influenciava no comportamento sexual dos animais. No estudo, fêmeas do roedor consumiram a substância na gestação e durante a amamentação. Como consequência, os filhotes tiveram dificuldade de sair de um labirinto. .
De acordo com os cientistas, o senso de direção é uma característica dos machos e a falta dele pode prejudicar o encontro das fêmeas. Isso pode deixar o macho com características mais femininas, ou seja, ocorre uma “desmasculinização” dos machos. De acordo com os cientistas, a Bisfenol-A (BPA) ‘imita’ o efeito do estrogênio e é liberado no alimento assim que o material plástico é aquecido.
Humanos
Os pesquisadores sugerem que a mesma influência negativa pode atuar no comportamento sexual dos homens. Cientistas acreditam que “é possível que o BPA possa impactar a reprodução”. Vale à pena dizer que ainda não há fortes indícios de que os efeitos sejam os mesmos em humanos.
Para quem ficou preocupado, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite o limite de 0,6 mg do produto para cada quilo de plástico.

Nenhum comentário: