7.04.2011

Celulares sem câncer

LONDRES - Apesar da recente polêmica que relacionou o uso de telefones celulares à possibilidade de câncer, um estudo divulgado neste sábado afasta esta possibilidade. Uma revisão de pesquisas feita por um comitê de especialistas britânicos, americanos e suecos concluiu que não há nenhuma evidência científica sobre esta relação.
Além disso, a revisão mostrou uma falta de mecanismos biológicos estáveis que mostrem que sinais de rádio dos celulares possam causar tumores.
"Ainda restam algumas incertezas, mas o acúmulo de evidências contrárias à hipótese é maior", escreveram os pesquisadores no jornal "Environmental Health Perspectives".
Há dois meses a Agência Internacional de Pesquisas de Câncer (IARC) da Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu que o uso de celulares poderia ser classificado como "possivelmente cancerígeno em humanos".
O médico Anthony Swerdlow, do Instituto Britãnico de Pesquisas de Câncer, que coordenou a revisão, disse que as duas posições não são necessariamente contraditórias, já que a IARC colocou oa celulares em uma categoria de risco pré-definida.
- Estamos tentando dizer claramente o que acreditamos que seja esta relação. O IARC estava tentando classificar o risco de acordo com um sistema de classificação pré-definido -
O Globo

Nenhum comentário: