7.04.2011

Afros, lindos e longos


Grande parte das mulheres com fios afros é adepta do alongamento. Alèm de deixarem o visual mais bonito, as extensões podem modificar totalmente o estilo da pessoa.Saiba a diferença dos alongamentos indicados para esse tipo de madeixa e escolha a melhor opção para transformar sua cliente em uma verdadeira diva.

por Andressa D’Amato

Dizem que as madeixas crespas e afro demoram muito para crescer. Mentira! O que acontece é que ao mesmo tempo em que o fio fica mais comprido,ele vai ficando cada vez mais cacheado.
Daí a impressão de que ele não cresce nunca!
Mas as mulheres com esse tipo de cabeleira não precisam mais esperar meses e meses para desfilar por aí com um visual de fazer inveja a Rapunzel. Felizmente, existem os apliques capilares, que estão cada vez mais acessíveis e com resultados maravilhosos.
De acordo com Fernanda Ferraz, proprietária da Malika Beauty Space (SP), um dos motivos que a mulher atual está aderindo ao alongamento é por conta da dificuldade no crescimento das madeixas. “Hoje em dia, a mulher está muito mais vaidosa, e para elas que têm fio crespo, o cabelo tende a crescer mais para os lados e não tanto no comprimento.
Na verdade, o alongamento é igual para qualquer tipo de cabelo.
O que difere é que a queratina não pega tão bem nos fios afros, portanto, o cabelo deve utilizar o microlink, que ajuda melhor a segurar os fios”,revela. A especialista em alongamentos Rose Nunes, da Rose Alongamentos (SP), ainda reforça que mulheres, em sua maioria, que recorrem ao alongamento são aquelas que querem maior comprimento e também as que não ficaram satisfeitas com processos químicos, como o relaxamento, por exemplo.“A mulher que teve queda de cabelo, por algum motivo, também corre atrás do alongamento, além de proporcionar mais sedosidade, brilho e maciez”
 Portal Terra

Ter cabelos crespos e bonitos não é tarefa fácil. As mulheres afro-brasileiras sabem bem o trabalho que dá para cuidar das madeixas.

Segundo o cabeleireiro Fernando Fernandes, especialista em cabelos afro, existem algumas táticas para domar os fios rebeldes. "O primeiro cuidado básico é escolher um bom profissional. Ele indicará os produtos que devem ser usados em seus cabelos. Hidratação também é fundamental, pois além da tendência ao ressecamento, a maioria destes cabelos contém química (alisamentos, relaxamentos, permanente afro). Fique atenta também na qualidade dos produtos que for usar, como secador, chapinha, etc", alerta o especialista.
Antes de aplicar alguma química, os cabelos devem ser preparados, com acompanhamento profissional, pelo menos quatro semanas antes. Também é recomendável fazer hidratação semanalmente. Depois, é preciso fazer uma visita ao salão pelo menos uma vez por mês.
Assumir os cabelos crespos é a bandeira de muitas mulheres que procuram valorizar a beleza negra sem grandes alterações, tranças e dreads também dão estilo, mas algumas ainda preferem cabelos lisos o tempo todo, neste caso, o ideal é optar pelo alisamento. O procedimento é semelhante ao relaxamento. O que muda é a ação do produto.
"O alisamento ainda é preferência entre as afro-brasileiras. O melhor sistema é o americano, que tem uma técnica diferente. A escova progressiva ou essas da ‘moda’ não são tão eficazes", diz Fernandes.
O alisamento americano é feito à base de Guanidina e custa cerca de R$ 250. Para manter os fios bonitos, a raiz deve ser retocada a cada 60 dias.
Fonte: MBPress

Recupere os cabelos crespos e relaxados

Rogério Lorenzoni/Terra

Recupere os fios crespos
: 
Valorizar a cor e dar forma ao cabelo. Essas são as dicas na hora de tratar os fios crespos. Por serem finos e muitas vezes ressecados, precisam de atenção especial e ainda exigem tratamentos que revertam o processo natural de ressecamento causado pela umidade, sol e, claro, os famosos e quase unânimes relaxamentos.

"A mulher que tem os cabelos crespos costuma fazer relaxamento para dar forma aos fios e conseguir domá-lo melhor no dia-a-dia. Este processo leva muita química e acaba tirando o brilho e a hidratação", explica o cabeleireiro Fábio Faial, dono de um salão que leva seu nome em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Outra dica é manter o corte sempre em dia para evitar que as pontas ressecadas ganhem muito volume. Produtos de finalização também são bem-vindos para dar vida aos fios e espantar o aspecto do ressecamento.

"Depois de fazer o relaxamento os cabelos já podem receber um tonalizante sem amônia para devolver brilho e cor aos fios", explica o cabeleireiro.

Confira o passo-a-passo de uma aplicação de tonalizante e corte para recuperar a vitalidade de cabelos crespos e com relaxamento.
Terra

Nenhum comentário: