11.30.2011

Sem nenhuma regra: Irã

Reino Unido retira diplomatas de Teerã

Medida foi tomada para garantir segurança após invasão da embaixada na capital iraniana

Agências Internacionais

Manifestantes iranianos gritam slogans anti-Reino Unido: invasão de embaixada pode ter sido organizada por membros do governo Foto: AFP
Manifestantes iranianos gritam slogans anti-Reino Unido: invasão de embaixada pode ter sido organizada por membros do governo AFP
LONDRES - O Reino Unido anunciou nesta quarta-feira que retirou parte de seu pessoal diplomático de Teerã depois de manifestantes terem atacado sua embaixada na capital iraniana. Segundo a agência Reuters, no entanto, toda a equipe britânica teria deixado o Irã. O governo não comentou quantas pessoas voltaram ao Reino Unido e nem se pretende continuar a ter uma representação diplomática no Irã.
"O primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores deixaram claro que garantir a segurança do nosso próprio pessoal e de suas famílias é nossa prioridade imediata", disse um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
"Tendo em vista os acontecimentos de ontem, e para assegurar sua segurança futura, parte de seu pessoal está saindo de Teerã", acrescenta o comunicado.
O Reino Unido condenou de forma firme os protestos e a invasão na terça-feira em dois complexos diplomáticos britânicos em Teerã. Em comunicado, o primeiro-ministro David Cameron classificou como inaceitáveis e ultrajantes os incidentes e prometeu que haverá sérias consequências para o Irã.
A União Europeia também se manifestou contra o incidente. Representantes do bloco devem se reunir ainda nesta quarta-feira para discutir a expulsão do embaixador britânico de Teerã, aprovado no domingo pelo Parlamento iraniano. Analistas acreditam que os acontecimentos de terça-feira devem culminar em uma resposta dura europeia, e alguns especialistas acreditam, inclusive, que o bloco pode revindicar a retirada de todos seus embaixadores de Teerã.
Aos gritos de "morte à Inglaterra", dezenas de manifestantes quebraram vidros, jogaram documentos pela janela, queimaram a bandeira britânica e substituíram pela iraniana na embaixada, no centro de Teerã. Quase simultaneamente, no norte da capital, outras centenas protestaram e chegaram a invadir outro complexo diplomático britânico. Ambas as ações terminaram após um ultimato policial, segundo a imprensa estatal.
Os protestos acontecem dois dias depois de líderes iranianos reduzirem o nível de relação com os britânicos, numa retaliação às recentes sanções impostas a Teerã pelo Ocidente - em especial pelo Reino Unido - dentro da questão nuclear. A situação parece levar os dos países para o pior momento em suas relações diplomáticas em duas décadas.
Segundo a Press TV, emissora iraniana que transmitiu o protesto ao vivo, os manifestantes exigiam que o embaixador britânico fosse expulso de Teerã. Sua saída estava contemplada na lei aprovada no domingo pelo Parlamento iraniano que rebaixa as relações entre Irã e Reino Unido - também aceita pelo Conselho de Guardiães iraniano.
Em uma ação coordenada com Estados Unidos e Canadá, o Reino Unido proibiu na semana passada todas as instituições financeiras do país de manter negócios com suas equivalentes no Irã, inclusive o Banco Central do país persa.

O Globo

Nenhum comentário: