12.02.2011

Verão, praia, biquíni, depilação... e pelos encravados

Verão, praia, biquíni, depilação... e pelos encravados. Eles podem estragar a curtição do sol, pois além de atrapalhar o visual, são bastante doloridos.
Galeria de fotos: Famosos na praia
Os principais culpados são os próprios pelos, que "encravam devido ao trauma ocasionado ao tentar sair do folículo para o exterior da pele", diz Fernando S. De Macedo, especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo.
Apenas eliminando o pelo com aplicações de laser é possível que ele pare de encravar. Porém, devido aos custos altos dessa modalidade de depilação, os dermatologistas dão algumas dicas de como prevenir o problema.
Limpar bem a área, usar cremes anti-inflamatórios e evitar roupas justas e tecidos sintéticos podem evitar o "trauma no folículo", diz Macedo. Testar vários processos depilatórios para encontrar um que melhor se adapte à sua pele também é uma saída.
Para a dermatologista Valéria Campos, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os processos que cortam os pelos, como lâminas e cremes depilatórios, diminuem a probabilidade de eles encravarem. Já os sistemas que arrancam, como cera fria ou quente, podem resultar em mais pelos encravados.
Se o pelo encravar, não se deve espremer. Campos recomenda procurar um esteticista para retirá-los.
Quando não há sinais de inflamação, uma esfoliação com fubá e mel pode deixar a pele mais bonita.
Já em caso de inflamações leves, compressas com água morna ou soro mornos podem aliviá-las. Só não vale sofrer por causa de alguns pelinhos na hora de vestir o biquíni.

Heloisa Negrão/ Folha
Praia do Tombo, no Guarujá, litoral sul de São Paulo
Praia do Tombo, no Guarujá, litoral sul de São Paulo                                                                                                                                                                                                      

Nenhum comentário: