12.03.2011

CHECK-UP ANTES DE MALHAR REDUZ RISCO DE PROBLEMAS DE SAÚDE

faixa_saude.png
Check-up antes de malhar reduz risco de problemas de saúde
Exames clínicos como o teste ergométrico e o ecocardiograma são fundamentais antes de começar a malhar. Saiba mais!

Compartilhe:
Com a chegada do verão cada vez mais próxima, homens e mulheres correm para as filas de matrícula nas academias ou contratam um personal trainner para ficarem com o corpo em forma. Mas, na ânsia de conquistar um abdômen definido e fazer exercícios que deixarão o bumbum perfeito, um fator importante acaba esquecido: o check-up. Este exame completo é fundamental para evitar futuros problemas de saúde.
De acordo com o médico Joel Schmillevitch, do Centro de Diagnóstico Schmillevitch, em São Paulo, toda e qualquer atividade física deve ser precedida de consulta médica e exames complementares. “Ao pular esta etapa, o individuo pode apresentar lesões musculares, infartos e até mesmo a morte súbita. As pessoas não devem ignorar essa fase. As academias devem exigir essa avaliação e as pessoas têm de obedecer sem medo”, alerta.

Entre os exames clínicos que devem ser feitos estão o eletrocardiograma, o teste ergométrico e o ecocardiograma. O primeiro serve para verificar a atividade elétrica do coração, como arritmias, bloqueios ou sobrecargas. Com ele é possível prevenir infartos com antecedência. O segundo exame serve para verificar a capacidade física do individuo, ou seja, o comportamento da pressão arterial, arritmias e isquemia do músculo cardíaco, por meio de esteira ergométrica. Já o ecocardiograma verifica as estruturas do coração pelo método de ultrassom, como a contratibilidade do músculo cardíaco, área de isquemia e as válvulas.

Para o cardiologista Anibal Barros, também do Schmillevitch, toda e qualquer atividade física deve ser precedida de consulta médica e exames complementares. O mesmo conselho vale para os atletas de fim de semana. Segundo Barros, os riscos de lesões e até a morte existem e são considerados altos.

Entre os praticantes de exercícios físicos existem grupos que merecem uma atenção especial. Para quem está com sobrepeso, o check-up é fundamental para descobrir o colesterol elevado, diabetes e hipertensão, além de evitar um problema cardiovascular.
Para homens e mulheres que estão na terceira idade, um alerta. Sem fazer um check-up é possível que este grupo sofra com fraturas por não saber que são portadores de osteoporose, doença que enfraquece os ossos e que pode ser detectada com um exame de densitometria óssea. Já os asmáticos que se exercitam também devem fazer periodicamente o exame de função pulmonar, já que, se não tratada, a doença pode levar à morte, provocando parada cardiorrespiratória.

Nenhum comentário: