12.03.2011

Covardes não mostram o rosto

MILITARES COVARDES 

Notem bem está foto, gravem ela na memória. A presidenta Dilma com 22 anos, presa, torturada, mostra um olhar sereno. Calma, mostra a face sem arrependimentos, sem medo, com a certeza de que estava fazendo o melhor para o Brasil. Agora notem os juízes militares, covardes, escondendo o rosto. Não queriam ser reconhecidos, tinham medo e vergonha. Eram valentes só nos porões dos quartéis, diante dos jovens e das mulheres que torturavam. Tinham medo, os militares, de serem reconhecidos na rua ou no futuro, medo de enfrentarem um tribunal  pelos crimes cometidos, medo de serem identificados e condenados, como ocorreu na Argentina, no Chile. Eles tinham consciência de que eram criminosos. 
Jussara Seixas

Olhar e não olhares!

Pesquei a imagem deste post na internet e simplesmente reproduzi a reportagem que estava no Com Texto Livre para ela.

O que correu pela net, após sua divulgação, principalmente foca os olhos cobertos dos 'ditos' juízes: vergonha? Ou quem sabe: "que que estou fazendo aqui?" - que foram o foco de diversos comentários em muitos blogs.

O que gostaria de chamar a atenção não é para os 'não olhares' dos militares, mas sim para o olhar decidido desta que, após mais de 20 dias de tortura enfrentava com determinação o seu calvário.

Não se vê neles medo, senão uma firme determinação ancorada em certezas que certamente não poderia discorrer naquele momento.

É um olhar firme, corajoso, daquela que não reconhecia erros em sua luta nem medo das possíveis punições que lhe poderiam advir.

É um olhar de luta, embasada no mais íntimo do seu ser, da justeza e da necessidade de sua luta e a de muitos e muitos outros de quem hoje não mais temos contato.

É um olhar que antes de mais nada, julga seus algozes, assim como a Comissão da Verdade deverá julgar aqueles que, por trás de uma farda e de um golpe de estado, se achavam no direito de dizer o que era certo e o que era errado. O que podia e o que não se podia dizer, pensar, falar, agir!

É este olhar determinado, Presidenta Dilma, que os brasileiros começam a admirar.

Lembra nosso 'eterno' comandante: "Hay que endurecer pero sin perder la ternura, jamás"! (El Che)

Luiz Settineri - SAROBA

Feliz de quem atravessa a vida tendo mil razões para viver." ( Dom Helder)
O reino de Deus está dentro de vós." (Jesus Cristo)

Nenhum comentário: