8.11.2012

SALADAS DEVEM SER CONSUMIDAS ANTES OU DURANTE AS REFEIÇÕES?

Saladas devem ser consumidas antes ou durante as refeições?

Acabe com esta dúvida!

Quem faz dieta ou quem quer ter uma vida saudável precisa dar um jeito de incluir saladas no cardápio. Contudo, muitos têm dúvida a respeito do melhor momento para consumi-las: afinal, o melhor é comer a salada antes do prato principal ou ela deve fazer parte do prato principal?
De acordo com especialistas, quem quer emagrecer deve mesmo comer a salada antes do almoço, já que ela dará mais saciedade e, consequentemente, fará com que você coma menos na hora do prato principal.
Para dar uma turbinada ainda maior na dieta, estudos comprovam que a sua mastigação deve ser bastante lenta, chegando a um tempo médio de 20 minutos para um prato inteiro. Só assim o nosso sistema nervoso central conseguirá ser sinalizado de que o corpo está sendo alimentado.
Além disso, as fibras presentes nas verduras e nos legumes, quando consumidas antes, podem trazer mais benefícios ao organismo, já que auxiliam na digestão da refeição principal, pois demoram mais para serem digeridas.
Agora, se seu objetivo não for necessariamente o emagrecimento ou a manutenção de peso, o momento de consumir a salada não fará grande diferença. A única dica é que você não abra mão de consumi-la, já que ela só faz bem a sua saúde.
 faixa_alimentacao.png

O QUE VOCÊ NÃO DEVE ADICIONAR ÀS SALADAS

O que você não deve adicionar às saladas
Apesar de deixarem as saladas mais saborosas, alguns ingredientes devem ser banidos deste prato!

Salada e dieta parecem terem nascido uma para a outra. Mas, quando colocamos esta ideia em prática, a história pode mudar! Para deixar suas saladas mais atraentes e apetitosas, os restaurantes investem pesado em ingredientes saborosos, porém, calóricos. Se você gosta das saladas de macarrão, que levam batata palha, muito molho e alguns croûtons, cuidado! A sua dieta pode estar sendo sabotada!
Veja quais são os ingredientes que não devem estar na sua salada!
Azeite em excesso
Nada melhor do que regar aquelas folhas com azeite, não é verdade? Mas, você sabia que a quantidade indicada para um prato inteiro de salada é de apenas uma colher de sopa? Vamos economizar!
Molho
Imagine uma salada com molho rose, molho de queijo, molho de ervas, enfim, com um molho que dá aquele sabor irresistível ao prato. Pois, deixe-o só na imaginação. A maioria desses molhos é feito à base de maionese e, por mais que ela seja pouco calórica, é repleta de gordura! Contente-se com a dupla “azeite e sal”. Deixe os molhos para o final de semana, substituindo a maionese pelo iogurte natural.
Croûtons
A Cesar Salad, uma das opções prediletas do público, é conhecida por conter aquelas torradinhas deliciosas, denominadas croûtons. Mas, isso é puro carboidrato e, em alguns casos, gordura! Para não abrir mão deste sabor, prepare o seu croûton em casa, com pães integrais e à base de grãos!
Batata palha
Salpicão sem batata palha não é a mesma coisa? Por mais que você seja adepta desta teoria, o máximo que você pode comer deste complemento é uma colher de sopa. Batatas palha são ricas em carboidrato, sódio e gordura. Portanto, coma com moderação!
Queijos
Só de olhar uma salada com gorgonzola a nossa boca enche de água, não é verdade? Contudo, este simples ingrediente pode colocar todo o seu esforço na berlinda. Na hora de misturar queijos à salada, opte pelo minas, mozzarella de búfala ou queijo de cabra.

5 DICAS PARA AJUDAR A COMER MAIS SALADA

5 dicas para ajudar a comer mais salada
Use legumes, verduras, frutas e azeite na salada. Ganho de saúde e sabor.

Quando pensamos em fazer dieta, uma palavra logo nos vem à cabeça: “salada”. Alguns torcem o nariz, outros sentem dificuldade de variar os ingredientes e, ainda, existem aqueles que curtem uma alimentação leve e saudável. Mas, a verdade é que, se você souber preparar, a salada pode ser o prato mais saboroso de sua refeição.
Veja 5 dicas para deixar sua salada mais saborosa:
1 – Use a criatividade e aposte nas cores. Uma salada vai muito além da combinação alface-tomate. Aposte nos vegetais escuros, como brócolis, nas leguminosas, como o feijão branco, e nas proteínas frias, como o rosbife e o carpaccio.
2 – Os molhos merecem destaque nas saladas. Mas, nada de maionese. É preciso ousar e experimentar novas misturas. Shoyu, mel e azeite são ingredientes que te possibilitam diversas combinações muito saborosas.
3 – As frutas podem ser usadas como diferencial. Alho-poró e maçã, manga e folhas verdes, abacaxi e legumes. Tudo isso é possível, simples e barato. Até nos molhos, as frutas ganham espaço. Que tal misturar morango com mel? Fazer um chutney de framboesa? Experimente!
4 – Os queijos magros estão liberados. Escolha o seu predileto e trate de misturá-lo a folhas e legumes. Eles também podem estar nos molhos, mas fique atento às calorias. O minas e o frescal são as melhores opções.
5 – Transforme a sua salada em prato principal! Acrescente macarrão, arroz, pão, de preferência nas versões integrais, ou seja, algum carboidrato. As sementes também são ótimas opções. Como são ricas em fibras, te deixarão saciado por mais tempo.

PEPINO E OS SEUS BENEFÍCIOS

Pepino e os seus benefícios
Rico em fibras e composto por 90% de água, o pepino é um forte aliado na digestão e para manter a pele sempre jovem. Saiba mais!

Após um dia muito cansativo, quem nunca escutou a boa e velha dica de colocar rodelas de pepinos nos olhos para relaxar e tirar as olheiras indesejáveis? Pois é. Basicamente composto por água, o pepino oferece muitos benefícios à saúde. Esta hortaliça é um bom calmante, emoliente, laxante e estimulante.  Além de auxiliar no controle da temperatura do corpo, a água do pepino ainda elimina as impurezas das células.
Para quem quer ter o corpo em forma e a pele sempre jovem, é importante saber que o pepino é rico em potássio, o que proporciona flexibilidade aos músculos e elasticidade às células que compõem a pele. O resultado é uma pele viçosa, especialmente a do rosto.
Com baixa caloria, aproximadamente 100 kcal, o pepino tem um sabor suave e é consumido, geralmente, cru, em saladas. Rico em fibras, este alimento também é considerado importante para o sistema digestivo. Um suco contendo pepino pode ser um forte aliado de quem deseja desintoxicar o organismo.
O pepino pode incrementar bastante o cardápio diário. Para ajudar na escolha, seguem algumas opções de receitas que levam a hortaliça.
Suco de pepino com limão
Pepino refogado
Salada de pepino e queijo
Aperitivo de pepino


Nenhum comentário: