12.31.2012

SE DIRIGIR NÃO BEBA

Nova Lei Seca prende 13 por embriaguez em SP e no Rio

Com a revisão na lei, polícia tem mais opções para provar embriaguez e multa quase mil motoristas nos primeiros dias

Do Portal Terra

418658-stj-sustenta-exigencia-do-teste-do-bafometro-para-casos-de-embriaguez-no-volante.jpg
Quase mil motoristas foram multados e 13 acabaram presos por embriaguez no Rio de Janeiro e em São Paulo nos primeiros dias da nova Lei Seca, que endureceu a punição aos condutores que dirigem após ingerir bebidas alcoólicas. Segundo a polícia, em São Paulo, a quantidade de motoristas que se recusam a fazer o teste do bafômetro é muito pequena.

De sexta-feira até a madrugada do Natal, 883 pessoas fizeram o teste e só duas recusaram. As informações são doJornal da Globo.

Em São Paulo, 62 motoristas foram multados porque estavam embriagados, e oito acabaram presos. No Rio de Janeiro, o fim de semana do Natal também teve blitz da lei seca. Dos 5,7mil motoristas parados, 832 foram multados, e cinco, presos. A Lei Seca, aprovada em 2008, reduziu significativamente o número de acidentes de trânsito e de vítimas dos acidentes, segundo estatísticas do Ministério da Saúde.

Entre as revisões feitas neste ano, destaca-se uma que permite que o motorista envolvido em um acidente de trânsito seja submetido a todas as provas necessárias para comprovar se consumiu álcool ou substâncias psicoativas, como provas clínicas, e vídeos, além de depoimentos de testemunha.

Até então, os usuários poderiam se negar a fazer o teste do bafômetro, que pune motoristas com mais de 0,6 g de álcool por litro de sangue, e os policiais têm agora mais opções para provar que um motorista está embriagado.

Nenhum comentário: