1.02.2013

Frente fria chega ao Rio, e calor deve dar trégua na cidade


Durante a madrugada, ventos com mais de 50Km/h provocaram estragos
  • Rajadas derrubaram árvores e prejudicaram fornecimento de energia
Diego Barreto
Homem aproveita o slackline para descansar Foto: O Globo / Jorge William
Homem aproveita o slackline para descansar O Globo / Jorge William
RIO — O calorão deve dar uma trégua no Rio até sexta-feira, devido à chegada de uma frente fria. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode chover e ventar forte. O calor diminui bastante na quinta e na sexta-feira, e os termômetros devem parar nos 30 graus.
Esta quarta-feira já amanheceu quente na cidade. De acordo com dados do aeroporto de Jacarepaguá, às 10h, o termômetro local registrava 31°C e 75% de umidade relativa do ar. Ao longo desta tarde, o sol brilha forte e faz calor. A máxima prevista é de 34°C. Por causa do aquecimento e da alta umidade do ar, as nuvens se formam com facilidade, e as pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde em pontos isolados. Há risco de chuva forte em alguns momentos, prevê Fabiana Weykamp, meteorologista da Climatempo.
Na quinta-feira, a chegada da frente fria muda o tempo na capital fluminense. O dia amanhece com predomínio de céu nublado e chove a qualquer hora. Por causa da presença deste sistema, ainda há risco de chuva forte,. Ainda segundo Fabiana, o volume de chuva pode ultrapassar os 50 milímetros. A temperatura fica amena, e a máxima prevista é de 29°C.
A frente fria que mudará o tempo é forte para os padrões do verão, segundo o Inmet, mas se afastará do Sudeste no fim de semana. O calorão volta no sábado. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha, ondas de 2,5 a 3 metros de direção Sudoeste-Sul devem atingir a orla do município das 22h desta quarta-feira até as 10h da próxima sexta. Isto por causa da presença de um ciclone extratropical no oceano, localizado entre a Argentina e o Uruguai, que causa agitação marítima em todo o litoral fluminense.
O primeiro dia de 2013 ainda foi de temperatura alta. No bairro da Saúde, no Centro, foi registrada a marca de 39,8 graus. Em muitas outras áreas da cidade, a marcação da temperatura à tarde chegou a 36 e 39 graus.
No fim da noite de terça-feira e na madrugada desta quarta, uma forte ventania atingiu o Rio, provocando estragos em pelo menos cinco bairros. Os ventos derrubaram árvores, que em alguns casos atingiram a rede elétrica e provocaram a interrupção no fornecimento de energia.
Segundo o Sistema Alerta Rio, os ventos ultrapassaram os 50 km/h em alguns bairros. O ponto onde foram registradas as rajadas mais fortes foi Copacabana, onde a velocidade do vento chegou a 56,2 km/h. Em Santa Cruz, o vento chegou a 55 km/h. Houve rajadas fortes também em Jacarepaguá, de 52,9 km/h, e na Vila Militar, de 52,6 km/h.
No Cosme Velho, Barra, Recreio e Itanhangá, árvores e galhos foram derrubados pelo vendaval e atingiram a rede elétrica, causando interrupção no fornecimento de energia. O problema também foi registrado no Grajaú, na Rua Araxá, onde um galho rompeu a fiação. Pilares, Andaraí e Taquara também tiveram problemas no fornecimento. Segundo a Light, equipes trabalharam desde a madrugada para resolver os problemas provocados pela ventania.

Nenhum comentário: