1.03.2013

Como lavar o cabelo da forma certa


Como lavar o cabelo da forma certa
Como lavar o cabelo da forma certa
Erros mais comuns ao lavar o cabelo. 
Dicas de como lavar o cabelo.
O seu cabelo anda sem brilho, oleoso ou ressecado demais? 
Esses problemas podem ser solucionados e ate resolvidos por um jeito bem mais simples, ou seja, se esteve lavando o cabelo da forma correta. 
Às vezes, na rotina do dia a dia, cometemos determinados deslizes e por isso o nosso cabelo não esta ficando bonito como queremos. 

Veja alguns dos erros mais comuns ao lavarmos o cabelo e preste atenção nas dicas para não errar mais!

Não molhar o cabelo o suficiente
O shampoo só funcionara melhor se o seu cabelo estiver completamente molhado. O ideal é que você fique embaixo da água corrente por durante três ou quatro minutos. Quando o seu cabelo estiver totalmente molhado, comece a aplicação do shampoo.
Esfregar demais o couro cabeludo
Isso não acontecer, o pior e se você faz isso com as unhas, além de correr o risco de machucar pode estimular a produção de óleo na raiz. E aí você já saberá o resultado: Um cabelo muito mais oleoso do que o necessário. 
As massagens no seu couro cabeludo devem ser suaves e com a ponta dos dedos, com movimentos leves e circulares, igual ao que o seu cabeleireiro faz quando você vai ao salão de beleza. Não é necessário esfregar até machucar para limpar os fios, o shampoo dá conta disso tranquilo e se machucar você se sentirá desconfortável.
Usar demasiado shampoo
Muito se dizem que uso de condicionador em excesso pode deixa os fios oleosos demais. Isso é verdade. Mas também é verdade, se você usar shampoo muito além da conta, o cabelo poderá ficar com uma aparência pesada e suja. Para quem tem a raiz oleosa, dilua um pouco do shampoo em água e aplique nos fios, começando sempre pelos fios mais compridos.
Repetir as lavagens sem necessidade
O seu cabelo deverá ser lavado uma única vez durante o seu banho. Se você tem usado um finalizador ou algum outro produto como gel, mousse ou spray, poderá partir para uma segunda lavagem mais deverá ser com o mesmo shampoo, assim garantindo a limpeza completa da flor do cabelo.
Hidratar o lugar errado
No caso da hidratação é algo muito importante para todos os tipos de cabelo. Mas para cada tipo devem-se ter certos cuidados. Pessoas que tem cabelo misto a oleoso devem hidratar somente o comprimento e pontas, nunca aplique hidratantes na raiz. Para quem sofre com raiz ou franja ressecadas, o ideal é usar um condicionador em mousse, pois hidrata sem pesar e não deixa resíduos. Finalize com uma água fria para deixar um brilho extra ao cabelo. Siga os passos a risca e tenha um cabelo a sua altura e elegância.

Use o xampu certo e consiga resultados profissionais

qual o champo certo
Use como um profissional e obtenha resultados profissionais
Na hora de escolher é um sufoco: são tantos rótulos diferentes de xampu, que a decisão quase enlouquece. Mas, independente da sua necessidade, os cuidados básicos são os mesmos para qualquer produto. E engana-se quem pensa nisso como frescura: a forma de conservar e de aplicar o seu xampu faz toda a diferença nos seus cabelos.
A seguir, a professora do curso de Estética da Universidade Anhembi Morumbi, Janine Mailho Gimenis, ensina tudo o que você deve fazer para conseguir o melhor resultado com o seu produto favorito. São detalhes simples, mas que fazem a lavagem ganhar efeito de salão de beleza.
Há algum problema em deixar o xampu sob o sol, no parapeito da janela? 
Sim, pois podem ocorrer alterações na formulação, tais como: mudanças na coloração, contaminação biológica e deformidades na embalagem. Além da diminuição do rendimento, pode haver o comprometimento da eficácia do produto.
Há necessidade de diluir em água antes de passar? 
Nunca devemos diluir os produtos cosméticos, a não ser que o seja especificado no rótulo. 
O sal realmente interfere na qualidade? Por que dizem que ele é prejudicial? 
Estudos comprovam que o sal presente nos xampus não danifica o fio do cabelo, sendo utilizado como agente de viscosidade para a formulação. Na hora do enxágüe, o sal é todo removido do fio. Este mito tem origem na aparência que o cabelo ganha quando estamos de férias na praia (quando, além da água do mar saturada de sal, expomos os fios ao sol, ao vento, à areia e a muitas lavagens, deixando o cabelo ressecado demais).
O que acontece quando você xampu e condicionador de fórmulas diferentes? 
Os xampus têm a finalidade de higienizar e cuidar dos fios e do couro cabeludo caso dos xampus para cabelos quimicamente modificados ou para caspa, por exemplo. E o condicionador serve para melhorar a penteabilidade, diminuir carga eletrostática, deixar o cabelo mais macio e com brilho. Para o lançamento destes produtos, há um estudo destas formulações, para que juntas, consigam propiciar para o consumidor um melhor resultado. Usá-las em separado não traz nenhum dano aos fios, mas diminui o potencial de eficácia dos produtos. 
É necessário reaplicar o xampu, passando duas vezes? 
Sim. Para melhor higienização dos fios e do couro cabeludo, deve-se aplicar o xampu duas vezes. Podemos até observar que na primeira lavagem não ocorre tanta espuma, ou seja, quanto mais oleoso estiver o cabelo e/ou couro cabeludo, menor a formação de espuma.
Resíduos de xampu podem "entupir" os folículos capilares, provocando diminuição dos fios? 
Deve-se remover o xampu com bastante água, para que não fiquem resíduos. Eles ressecam os fios. Entretanto este produto não tem o poder de entupir os folículos e provocar queda. Porém vale lembrar a importância da escolha de produtos cosméticos de qualidade, que tratem e limpem os fios ao mesmo tempo. 
O que acontece com o uso muito freqüente de anti-resíduos? 
Depende do tipo de cabelo: os mais secos, por exemplo, podem ficar mais ressecados ainda. Assim, o ideal é a análise caso a caso, de acordo com o tipo de cabelo e necessidade do uso deste produto com freqüência, ou seja, mais de uma vez por semana. 
Alternar o xampu realmente faz bem para o cabelo? Por quê? 
Não há necessidade, pois os cabelos não se acostumam com o xampu. Como consumidores, até podemos notar que quando mudamos o xampu o cabelo fica com aspecto diferente. Mas isso acontece porque, quando usamos um produto de qualidade, ele faz efeito e as necessidades dos fios mudam. Daí a diferença de resultado na troca do produto.
Por que, depois de usar muito tempo o mesmo produto, o cabelo perde o brilho? 
O que acontece muitas vezes, de acordo com o xampu que utilizamos, é que ele vai deixando resíduos nos fios. Assim, o cabelo pode ficar com aspecto mais pesado e com diminuição do brilho. Por isso é interessante o uso de xampu anti-resíduos. Mas tome cuidado com esses produtos caso você tenha escovas do tipo progressiva. Xampus anti-resíduos diminuem o efeito deste tipo de tratamento. 
Lavar a cabeça diariamente é um problema em qualquer situação? Por quê? 
O ideal é lavar os cabelos com freqüência, pois o couro cabeludo vai ficando oleoso e sujo, pelos efeitos da poluição, do cigarro e do suor. Quem tem fios muitos oleosos pode lavá-los diariamente: isso evita complicações, como caspa, seborréia e a proliferação de fungos.

Nenhum comentário: