1.05.2013

Praia é bom, mas sol demais...

Alta exposição para caprichar no bronzeado pode levar a queimaduras de 1º e 2º graus


POR Daniele Maia
Rio -  No verão, todo mundo quer deixar o bronzeado em dia. Mas cuidado! A exposição inadequada ao sol, principalmente em tempos de temperaturas acima dos 40°, pode provocar queimaduras de 1º e 2º graus, alertam os médicos. Não usar filtro solar, tomar sol sem proteção de barreiras físicas como barraca, chapéu e óculos escuros, dormir na praia ou recorrer a bronzeadores caseiros são os piores erros que se pode cometer.
Nessa época, os casos de queimadura aumentam nos hospitais da cidade. O Hospital Municipal Pedro II atendeu só nesta semana cinco casos. “Um dos pacientes chegou a ter queimadura de 2º grau nas costas e nas pernas porque usou aqueles bronzeadores caseiros que são terríveis à saúde”, disse a médica Bianca Ohana, chefe do Centro de Tratamento de Queimados do Pedro II.


Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia
Casos de queimaduras solares costumam 
aumentar nesta época do ano.
Para o dermatologista Mário Chaves, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é inaceitável que ainda hoje, no século 21, isso ainda aconteça com regularidade. “É impressionante como as pessoas, apesar de tanta informação, ainda cometam esse crime contra a sua própria saúde”, adverte.
No caso de crianças e idosos, os cuidados devem ser ainda maiores. Além de não pegar o sol mais forte, entre 10h e 15h, devem usar bloqueador solar 50 e se hidratar de hora em hora.

Proteja-se das queimaduras
Mesmo com filtro solar, é importante a pessoa se proteger usando chapéu, óculos escuros e barraca;

Usar protetor solar fator 30, pelo menos. Reaplicar a cada duas horas ou quando for à agua;

No rosto, onde a pele é mais sensível, deve ser usado um protetor específico. O mais indicado é o fator 50;

Evitar os bronzeadores caseiros, responsáveis pelas queimaduras solares mais graves;

É importante beber bastante líquido (água, água de coco, suco de fruta, mate) para hidratar a pele;

Evitar o sol entre 10h e 15h;

Em caso de queimadura, irrigar o local com água corrente ou soro fisiológico e procurar atendimento médico;

Nunca aplicar produtos como borra de café, manteiga, pasta de dente, pasta d’água, batata. Ao contrário da crença popular, só pioram a situação, pois grudam na queimadura e precisam ser removidos.

Nenhum comentário: