1.13.2013

Cristina Kirchne vai à Cuba

Raúl Castro manifesta apoio a Maduro e Chávez

  • Raúl Castro “reiterou a solidariedade do povo cubano com a Revolução Bolivariana”, segundo texto do jornal Granma
  • Foto divulgada neste sábado mostra encontro da presidente argentina Cristina Kirchner com
O Globo com agências internacionais

Presidente da Argentina Cristina Kirchner se encontra com Fidel Castro, na residência do líder cubano, em Havana, na tarde de sexta-feira (11). A imagem foi divulgada pela presidência da Argentina
Foto: AFP PHOTO
Presidente da Argentina Cristina Kirchner se encontra com Fidel Castro, na residência do líder cubano, em Havana, na tarde de sexta-feira (11). A imagem foi divulgada pela presidência da Argentina AFP PHOTO
HAVANA - O presidente de Cuba, Raúl Castro, expressou ao vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, a solidariedade de seu país com a Venezuela e seu mandatário, Hugo Chávez, durante um encontro entre ambos os estadistas em Havana, informou neste sábado um comunicado oficial. Castro “reiterou a solidariedade do povo cubano com a Revolução Bolivariana e seu líder, nas atuais circunstâncias, e manifestou sua confiança na capacidade do povo venezuelano e em suas instituições para enfrentar e vencer qualquer desafio”, indicou o texto, publicado no jornal oficial Granma.
“Raúl e Maduro compartilharam sua satisfação com a emotiva demonstração de apoio à Venezuela e ao Presidente Chávez ocorrida no dia 10 de janeiro em Caracas”, da qual participaram vários líderes e políticos da região.


Maduro foi designado por Chávez como seu sucessor antes que este fosse submetido a sua quarta cirurgia no dia 11 de janeiro, em meio a sua luta contra um câncer em Havana. O vice de Chávez chegou a Cuba na tarde de sexta-feira e foi recebido no aeroporto pelo ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez e, mais tarde, no Palácio da Revolução, por Castro.
Cristina Kirchner se encontra com Fidel Castro
Maduro chegou a Havana, onde também estão os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e do Peru, Ollanta Humala. Uma foto divulgada, neste sábado, pelo jornal oficial cubano Granma mostrou o encontro da presidente com o líder cubano Fidel Castro, na tarde de sexta-feira. A governante argentina foi a Havana para saber mais informações sobre o estado de saúde de Hugo Chávez, que, há um mês, se submeteu a uma cirurgia no país para combater um câncer na pélvis. O presidente venezuelano permanece em Cuba em tratamento desde então. Kirchner levou uma bíblia para Chávez.
Antes de sair do Hotel Nacional, onde está hospedada, Kirchner disse à imprensa que almoçaria com os líderes cubanos Raúl e Fidel Castro e que se reuniria com familiares e amigos de Hugo Chávez, “que tanto ajudou a argentina quando ela mais necessitava”. Um texto publicado no jornal cubano Granma neste sábado dá mais detalhes sobre o encontro:
“Durante o fraternal encontro, a alta dignitária que nos visita conversou sobre as relações bilaterais e abordou outros temas da atualidade regional e internacional. Além disso, manifestou sua solidariedade ao presidente venezuelano, Hugo Chávez Frías, hospitalizado em Cuba para tratar um cancro”.
A última aparição pública de Fidel Castro foi no dia 19 de outubro do ano passado, quando foi fotografado caminhando em uma plantação com um exemplar do jornal Granma daquele mesmo dia.

Nenhum comentário: