1.13.2013

Rinite

 O que é rinite alérgica?
O nariz é um dos componentes das vias respiratórias. Na verdade,  é o primeiro local por onde o ar passa até alcançar os pulmões. Dentre outras atribuições, ele é responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado.
Para exercer essa função corretamente, o nariz possui um complexo mecanismo de defesa. Por isso, ao entrar em contato com alguma substância tóxica, desencadeia uma resposta para impedir que essa substância alcance os pulmões. O surgimento da obstrução nasal provoca o bloqueio da passagem do agente agressor e, através dos espirros e coriza, a remoção dessa substância. Essa reação é normal e todas as pessoas, ao entrarem em contato com algumas substâncias tóxicas, apresentam tais sintomas. Por isso, quando fica gripada, a pessoa apresenta obstrução nasal, espirros e coriza, pois seu organismo está tentando protegê-la, impedindo que os vírus alcancem seus pulmões através do ar.
Alergia, na realidade, não significa falta de defesa do organismo. Ao contrário, indica uma defesa exagerada contra agentes que não são potencialmente agressivos ao ser humano. Ou seja, uma pessoa alérgica é hiperreativa a determinadas substâncias que numa pessoa normal não despertam nenhuma resposta.
O sistema imunológico das pessoas alérgicas, por características genéticas, interpreta que determinada substância é tóxica, e que precisa proteger o organismo contra sua entrada. Por essa razão, algumas pessoas convivem normalmente com fatores que causam a alergia, como a poeira de casa, sem ter sintomas, ao passo que outras pessoas, ao entrarem em contato com essa mesma poeira, podem ter rinite e asma.
O paciente alérgico não nasce hiperreativo (com alergia), mas sim com a capacidade de sensibilizar-se a determinado fator. Tornar-se sensível significa passar a ter uma resposta de defesa a uma substância que antes era tolerada. Isso significa que podemos conviver com determinada substância por muitos anos, e vir a desenvolver sintomas apenas tardiamente.
Essa característica é herdada dos pais. Quando um homem e uma mulher alérgicos tem um filho, a probabilidade dessa criança ser alérgica é de cerca de 50%. No entanto, mesmo que nenhum dos pais apresente alergia, a criança ainda assim pode ter  manifestações alérgicas, como rinite, conjuntivite, asma e alguns tipos de alergia de pele. A forma mais comum, porém, é a rinite. Cerca de 10% a 25% das pessoas sofrem de rinite alérgica.
2) Quais os sintomas da rinite alérgica?
Os sintomas que os pacientes portadores de rinite alérgica apresentam são obstrução nasal (entupimento), coriza, espirros (algumas vezes o paciente espirra mais 20 vezes seguidas) e coceira no nariz. Essa coceira pode ser na garganta ou nos olhos.
Todos os doentes apresentam tais sintomas minutos após o contato com o alérgeno, e cerca de metade deles terão novamente sintomas cerca de 4 a 6 horas depois.
3) Quais as causas da rinite alérgica?
Poeira, pólen e alguns alimentos são substâncias que podem causar alergia. Aqui no Brasil a poeira domiciliar é o fator de risco mais importante. Ela é constituída por descamação da pele humana e de animais, por restos de pelos de cães e gatos, restos de barata e outros insetos, fungos, bactérias e por ácaros, organismos microscópicos da família dos aracnídeos.
Existem vários tipos de ácaros. Entre todos, o que mais frequentemente está relacionado com a alergia é o Dermatophagoides ssp., nome que significa “aquele que se alimenta de pele”, visto que uma de suas fontes de alimentos é a descamação da pele.
No colchão de nossas camas e nos móveis estofados de nossas casas, podem acumular-se muitos fragmentos de descamação de pele. Exatamente por essa razão, nesses locais, é grande a quantidade de ácaros, aracnídeos que vivem nas camadas profundas dos tecidos, abraçados as fibras. Ácaros não são capazes de viver sobre uma superfície lisa, por exemplo, em paredes.
Em São Paulo e outras regiões do Brasil, onde não há clara definição das quatro estações do ano, a forma de rinite alérgica que predomina é causada por ácaros, e as pessoas alérgicas, em geral, apresentam sintomas durante o ano inteiro. Já em outras regiões (como no sul do País), na primavera, quando ocorre a polinização das flores, é comum surgir um tipo de rinite alérgica chamada, nos países do hemisfério norte, de febre do feno.
Apesar do nome, os pacientes não apresentam febre e tampouco o feno é responsável pelos sintomas. Na verdade, são os fungos que proliferam nos maços de feno as substâncias que desencadeiam os sintomas.
4) Como tratar rinite alérgica?
O tratamento dos pacientes portadores de rinite alérgica é composto por três pontos fundamentais:
a) Higiene ambiental;
b) Tratamento medicamentoso;
c) Vacinas antialérgicas.
a) Higiene ambiental
A forma mais simples de tratar alergia é evitar o contato com a substância que desencadeia os sintomas. Por exemplo, se o paciente apresenta obstrução nasal, coriza e espirros quando ingere determinado alimento, o mais fácil a fazer é deixar de comê-lo.
O problema é que não é tão fácil evitar o contato com o ácaro, a principal causa de rinite alérgica. No entanto, algumas medidas simples podem ser adotadas para diminuir a proliferação desses insetos.
A casa e principalmente o quarto onde o doente dorme devem ser limpos com bastante frequência. Infelizmente, vassoura e espanador de pó apenas espalham o pó pelo ambiente. Os aspiradores são capazes de reter alguma sujeira, porém normalmente seu filtro não é desenvolvido para limpar o ar por completo. Infelizmente, muitas vezes, o que ele faz é uma pulverização da poeira no ambiente. Aspiradores com filtros especiais e de alta eficiência existem, mas têm custo elevado.
O ideal é que não existam carpetes, cortinas, tapetes, bichos de pelúcia, almofadas, móveis e outros e utensílios que possam acumular poeira nos ambientes em que os portadores de rinite vivem. Nesse caso, o uso de pano úmido na limpeza é uma forma bastante eficaz para remover a poeira.
Deve-se também evitar o uso e contato com travesseiros e almofadas de penas. A utilização de capas protegendo os colchões e travesseiros, assim como de substâncias para eliminar os ácaros do ambiente apresentam eficácia quando aplicados corretamente.
Outro ponto importante a considerar é a existência de boa ventilação na casa e no quarto. Em ambientes ensolarados, é mais difícil o bolor (fungo) se desenvolver.
Outra medida fundamental é evitar o contato com substâncias capazes de irritar o nariz. Perfumes, produtos de limpeza, produtos para deixar os ambientes com odor agradável, fumaça de cigarro, tintas, inseticidas e poluição, são alguns exemplos de substâncias capazes de irritar o nariz, e desencadear sintomas. Outros fatores inespecíficos como as mudanças bruscas de temperatura, frio e umidade do ar são igualmente prejudiciais aos doentes com rinite alérgica.
b) Tratamento medicamentoso
A critério médico, se essas medidas não forem suficientes para controlar os sintomas do paciente, poderemos recorer à indicação de medicamentos.
Existem dois grandes grupos de drogas que podem ser usadas. Um tipo funciona preventivamente e outro apenas alivia os sintomas.Do ponto de vista farmacológico, dispomos de descongestionantes, anti-histamínicos, estabilizadores de membranas, e corticosteroides.
Cada uma dessas drogas atua de forma diferente, e nenhuma é isenta de efeitos colaterais que, algumas vezes, podem ser graves. Por isso, o ideal, é não realizar automedicação e procurar seu médico.
c) Vacinas antialérgicas
Quando o tratamento feito nestas condições (higiene ambiental e medicamentos) falha, pode-se associar o uso de vacinas antialérgicas. Esse tratamento é longo, porém, quando feito corretamente, diminuí a sensibilidade do doente àquela substância ao qual era alérgico. Muitas vezes, chegamos ao ponto em que não há mais necessidade do uso de medicamentos.
Alérgenos
A rinite alérgica, pode causar outros problemas, como otites (inflamação dos ouvidos), sinusites (inflamação de cavidades existentes na face) e roncos (pelo entupimento do nariz) que interferem na qualidade de sono do paciente. No entanto, ele só vai apresentar esses sintomas, quando estiver em contato com as substâncias aos quais é alérgico. Essas substâncias recebem o nome de alérgenos. Quanto maior o contato, mais intensos tendem a ser os sintomas.
Normalmente o paciente com rinite alérgica, só apresenta os sintomas quando entra em contato com o alérgeno. Em geral, eles são proporcionais à quantidade de alérgeno a que foram expostos. Na época do inverno, costumam sofrer mais, pois acabam usando s cobertores e roupas que ficaram guardados por muito tempo e podem estar cheios de ácaros e fungos.
Além disso, esses doentes são mais susceptíveis a resfriados. Na verdade, o resfriado é uma inflamação do nariz, que compromete os mecanismos de proteção nasal, o que facilita a entrada dos alérgenos.
O início do novo ano é um bom momento para dar uma sacudida geral e implementar os planos que estão na cabeça. É também o momento de fazer uma geral e jogar fora os excessos acumulados no ano anterior. Isso pode envolver uma boa limpeza nas casas e escritórios com reflexos positivos na prevenção de uma das doenças que mais afligem a população, que é a rinite, cuja poeira domiciliar é a causa mais comum para seu surgimento, a partir das reações alérgicas respiratórias.
Nesse conjunto da poeira estão diferentes tipos de matérias, incluindo as vivas, como os ácaros, fungos e bactérias. Mas entre muitas outras estão também fibras de tecidos, farelos de alimentos, restos de pelos de cães e gatos, restos de baratas, formigas e outros insetos, escamas de pele e até pólen das flores.
A rinite é uma forma de defesa do corpo humano contra possíveis intoxicações. Os pacientes ficam com o famoso nariz entupido, têm coriza e espirros, além de coceira na garganta, no nariz e até nos olhos. Tudo como parte de um processo desencadeado para evitar que substâncias identificadas pelo organismo como agressoras cheguem aos pulmões. Em algumas pessoas essa defesa do sistema imunológico é exagerada e funciona com maior frequência. Esses são os pacientes alérgicos, que, segundo diferentes fontes, alcançam 30% da população brasileira.
Alguns ambientes merecem atenção especial, como, por exemplo, os quartos de dormir.  Especificamente os colchões das camas, assim como cobertores, colchas, sofás e cadeiras, travesseiros e almofadas são espaços onde se acumulam muitos fragmentos de descamação da pele e concentram, por isso, grande quantidade de ácaros.
Outros concentradores de poeiras são carpetes, tapetes, cortinas e, mesmo, os inocentes bichinhos de pelúcia.  O ideal seria não tê-los, mas, sendo inevitável, mantê-los sempre limpos e livres de poeira.
A utilização de aspiradores de pó é uma alternativa, desde que ele seja de boa qualidade e conte com filtros especiais e potentes. Caso contrário, ele tem efeito limitado e, às vezes, nenhum, servindo como dispersor da poeira pelo ambiente. Mesmo efeito das vassouras e espanadores de pó.
O recomendável é manter os espaços ventilados e, se possível, permitir a entrada do sol, o que dificulta o desenvolvimento de fungos.
Outras medidas que podem ser tomadas para evitar a manifestação da alergia é evitar o contato com substâncias potencialmente agressivas, como fumaça de cigarro, inseticidas, tintas, produtos de limpeza e perfumes. Há também pessoas nas quais mudanças de temperatura, com frio e umidade, desencadeiam a manifestação da rinite, além de alguns que a manifestam a partir de alguns alimentos. Cuidado também com roupas de lã ou aquelas que estão há muito tempo guardadas nos armários. Vale lavá-las antes de usá-las. Atenção também para as estantes de livros, cds, dvds, que acumulam muita poeira.
Para a prevenção, além de evitar o contato direto com estes fatores descritos acima, o necessário é a limpeza com pano úmido, preferencialmente com álcool.  Desinfetantes com cheiro forte e produtos como sachês, incensos e sprays devem ser evitados.
Em caso de crise, procure imediatamente seu médico. Ele saberá orientá-lo de acordo com sua necessidade.
Vamos aproveitar o início do ano e fazer as limpezas necessárias pra recebermos e aproveitarmos da melhor forma possível este novo ciclo que começa.

Home > Saúde > Saúde de A a Z

Tudo sobre Rinite alérgica

O que é Rinite alérgica?

Sinônimos: Febre do feno, alergia nasal
A rinite alérgica é um conjunto de sintomas, principalmente no nariz e nos olhos, que ocorre quando você respira alguma substância que lhe dá alergia, como pó, pelo de animais ou pólen.
Rinite: conheça as causas e os tratamentos para a inflamação nas mucosas do nariz
Este artigo tem como foco a rinite alérgica relacionada a desencadeadores de ambientes externos, como o pólen. Esse tipo de rinite alérgica é comumente chamada de febre do feno.
Para obter mais informações sobre outros tipos de alergia, consulte:

Causas

Um alérgeno é uma substância que desencadeia uma alergia. Quando uma pessoa com rinite alérgica respira um alérgeno, como pólen ou pó, o corpo libera substâncias químicas, incluindo a histamina. Isso causa sintomas alérgicos, como irritação, inchaço e produção de muco.
A febre do feno envolve uma reação alérgica ao pólen. (Uma reação parecida ocorre com a alergia a mofo, pelo de animais, poeira e outros alérgenos similares inalados.)
Os polens que causam a febre do feno variam dependendo da pessoa e da região. Os polens minúsculos e difíceis de enxergar causam a febre do feno com mais frequência. Exemplos de plantas normalmente responsáveis pela febre do feno:
  • Árvores (de folhagem sazonal ou permanente)
  • Gramíneas
  • Tasneira
A quantidade de pólen no ar é um fator determinante para o surgimento dos sintomas da febre do feno. Dias quentes, secos e com muito vento têm probabilidade maior de apresentar altas quantidades de pólen no ar do que dias frios, úmidos e chuvosos, quando quase todo o pólen vai para o solo, carregado pela água.
ADAM Uma pessoa alérgica reage de maneira exagerada a corpos estranhos, como o pólen
Alguns distúrbios podem ser associados a alergias. É o caso do eczema e da asma, por exemplo.
As alergias são muito comuns. Os seus genes e o ambiente ao seu redor podem deixar você mais vulnerável a alergias como a rinite alérgica.
Essa possibilidade de desenvolver (ou não) alergias é algo frequentemente passado para as próximas gerações de uma família. Se o seu pai e a sua mãe são alérgicos, é provável que você também seja. A chance é maior se a sua mãe tem alergias.

Exames

Seu médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre os seus sintomas. O histórico dos sintomas é importante para diagnosticar a rinite alérgica, incluindo a variação ou não dos sintomas de acordo com o horário ou a estação e a exposição a animais ou a outros alérgenos.
O teste de alergias pode revelar substâncias específicas que desencadeiam os seus sintomas. O teste feito na pele é o método mais comum para testar as alergias.
Se o médico concluir que você não pode realizar o teste cutâneo, exames de sangue especiais poderão ajudar a efetuar o diagnóstico. Esses exames de sangue podem medir os níveis de substâncias específicas relacionadas a alergias, principalmente a imonuglobulina E (IgE).
Um hemograma completo, principalmente o exame de leucócitos eosinófilos, também pode ajudar a revelar alergias.

Sintomas de Rinite alérgica

Alguns sintomas da rinite alérgica possíveis de ocorrer logo após entrar em contato com a substância que causa alergia são:
  • Irritação no nariz, na boca, nos olhos, na garganta, na pele ou em qualquer outra região
  • Problemas com odores
  • Coriza
  • Espirros
  • Lacrimejamento nos olhos
Sintomas da rinite alérgica que podem se apresentar posteriormente:
  • Congestão nasal
  • Tosse
  • Diminuição da audição e diminuição do olfato
  • Dor de garganta
  • Olheiras
  • Olhos inchados
  • Fadiga e irritabilidade
  • Cefaleia
  • Problemas de memória e lentidão de raciocínio
ADAM Principais sintomas da rinite alérgica

Buscando ajuda médica

Marque uma consulta com o médico caso se manifestarem sintomas graves de rinite alérgica ou de febre do feno, se os tratamentos que funcionaram antes se tornarem ineficazes ou se os sintomas não responderem ao tratamento.

Tratamento de Rinite alérgica

O melhor tratamento para a rinite alérgica, em primeiro lugar, é evitar os agentes que causam seus sintomas alérgicos. Talvez seja impossível evitar completamente todos os desencadeadores das suas alergias, mas você pode tomar algumas medidas para diminuir a exposição.
Existem muitos medicamentos diferentes disponíveis para tratar a rinite alérgica. O medicamento prescrito pelo médico depende do tipo e da gravidade dos sintomas, da idade e da existência de outras doenças (como a asma).
Para a rinite alérgica leve, uma lavagem nasal pode ser útil para remover o muco do nariz. Você pode comprar uma solução salina na farmácia ou preparar uma solução caseira com uma xícara de água morna, meia colher de chá de sal e uma pitada de bicarbonato de sódio.
São tratamentos para a rinite alérgica:

Anti-histamínicos

Os anti-histamínicos funcionam bem no tratamento dos sintomas alérgicos, principalmente quando eles não acontecem com muita frequência ou se não duram muito tempo.
  • Os antihistamínicos tomados por via oral costumam aliviar os sintomas leves e moderados da rinite alérgica, mas muitos podem provocar sonolência. Alguns podem ser comprados sem receita médica. Converse com seu médico antes de administrar esses medicamentos para crianças, pois eles podem afetar o aprendizado.
  • As novas fórmulas de anti-histamínicos causam pouca ou nenhuma sonolência. Alguns deles estão disponíveis sem receita médica. Eles geralmente não interferem no aprendizado. Esses medicamentos contêm loratadina e cetirizina. Outros anti-histamínicos podem ser comprados com receita médica.
  • A azelastina é um spray nasal com anti-histamínico usado para tratar a rinite alérgica.

Corticoides

  • Os sprays nasais com corticoides são o tratamento mais eficaz para a rinite alérgica.
  • Eles funcionam melhor se são usados continuamente, mas também podem ser úteis quando utilizados por curtos períodos.
  • Muitas marcas estão disponíveis. Você precisará de uma receita médica. Eles são seguros para crianças e adultos.

Descongestionantes

  • Os descongestionantes também podem ajudar a reduzir sintomas como a congestão nasal.
  • Os sprays nasais descongestionantes não devem ser usados por mais de três dias.
  • Tenha cuidado ao usar sprays nasais salinos adquiridos sem receita médica se eles incluírem cloreto de benzalcônio. Esses sprays podem, na verdade, piorar os sintomas e causar infecções.

Outros tratamentos

  • O antileucotrieno é um medicamento aprovado e indicado para ajudar a controlar a asma e aliviar os sintomas das alergias sazonais.
Doenças específicas causadas por alergias (como a asma e o eczema) podem exigir tratamentos adicionais.

Injeções contra alergia

As injeções contra alergia (imunoterapia) poderão ser recomendadas se o alérgeno não puder ser evitado e os sintomas forem difíceis de controlar. Isso inclui tomar injeções regulares do alérgeno, administrado em doses crescentes (cada dose é ligeiramente maior que a dose anterior) que podem ajudar o corpo a se adaptar ao antígeno.

Expectativas

A maioria dos sintomas da rinite alérgica pode ser tratada. Os casos mais graves exigem injeções contra alergia.
Algumas pessoas (principalmente as crianças) podem se livrar de uma alergia quando ficam mais velhas porque o sistema imunológico se torna menos sensível ao alérgeno. Entretanto, como regra geral, depois que uma substância desencadeia uma reação alérgica, ela pode continuar afetando a pessoa a longo prazo.

Prevenção

Muitas vezes, os sintomas podem ser prevenidos evitando o contato com os alérgenos conhecidos. Durante a temporada de polinização, as pessoas com febre do feno devem permanecer em ambientes com ar-condicionado sempre que possível:
  • A maioria das árvores produz pólen na primavera.
  • As gramíneas geralmente produzem pólen no final da primavera e no verão.
  • A tasneira e outras plantas que florescem tardiamente produzem pólen no fim do verão e começo do outono.

Fontes e referências:
  • Wallace DV, Dykewicz MS, Bernstein DI, Blessing-Moore J, Cox L, Khan DA, et al. The diagnosis and management of rhinitis: an updated practice parameter. J Allergy Clin Immunol. 2008 Aug:122(2).

Nenhum comentário: