1.18.2013

Praticamente imperceptível, o aparelho lingual é a saída para quem não deseja um sorriso metálico

Aparelho ortodôntico lingual pode ser a solução ideal para o seus problemas

Geralmente quando pensamos em correção dentária (ortodôntica) a primeira imagem que associamos é daquele sorriso metálico clássico. Porém atualmente com os avanços das tecnologias cada vez mais presentes no nosso cotidiano, existem aparelhos capazes de atender qualquer necessidade e exigência, inclusive as estéticas. Esses aparelhos podem ser feitos em material transparente ou  podem ficar totalmente imperceptíveis, como é o caso dos utilizados pela ortodontia lingual, uma nova geração de sofisticados aparelhos que está promovendo uma revolução corretora do sorriso de uma forma invisível ou, em outras palavras, sem que as pessoas percebam que o paciente está usando aparelho. Dr. Gerson Kohler ortodontista e ortopedista facial, membro da equipe interdisciplinar Kohler Ortofacial, explica, que “a ortodontia lingual utiliza brackets (as peças do aparelho) colados por trás dos dentes, eliminando qualquer peça aparente ao conversar ou sorrir”.
A ortodontia lingual é uma técnica em que o aparelho fixo é colocado na face interna dos dentes. Como estes lados dos dentes ficam em contato com a língua são chamados de 'faces linguais'. Por isso o nome 'ortodontia lingual' e 'aparelho ortodôntico lingual'.
Como nova, moderna e tecnologicamente avançada, esta opção de tratamento ortodôntico, a 'ortodontia lingual' apresenta resultados compatíveis com as modalidades convencionais. Até mesmo porque atendm plenamente às necessidades de determinados tipos de pacientes, que por motivos profissionais preferem um aparelho que não apareça. Dr. Gerson - professor convidado da pós-graduação da UFPR (Universidade Federal do Paraná, desde 1988) - afirma, que “também é uma excelente opção para pacientes que relutam em fazer uso de aparelhos por preconceito ou vaidade, uma vez que, a técnica lingual supre a exigência desse público através de um tratamento estético, discreto e praticamente imperceptível às outras pessoas”.
Em relação ás vantagens que esse aparelho proporciona aos pacientes, o ortodontista comenta que uma de suas grandes vantagens, se comparado com o aparelho ortodôntico comum (convencional e tradicional), é que este (o lingual)  não costuma dar a impressão de projetar os lábios para frente, evitando assim alterações no perfil da face, o que - às vezes - pode ocorrer com a forma convencional de tratamento ortodôntico.
Não restam dúvidas de que a 'ortodontia lingual' é uma saída para as pessoas que ainda tinham certo receio em usar aparelho, uma vez que o aparelho ortodôntico lingual é praticamente imperceptível. “Você valoriza a estética e o conforto, quando comparados ao aparelho convencional e em termos de eficácia os resultados são extremamente semelhantes”,  
Gerson Köhler

Nenhum comentário: