1.19.2013

Farmácias e drogarias deverão informar sobre antibióticos

A partir de abril, comercialização desses remédios precisará de registro eletrônico

Antibióticos
Antibióticos: o uso indiscriminado desses medicamentos pode fazer com que os micro-organismos se tornem resistentes a eles (Thinkstock)
A partir do dia 16 de abril, as farmácias precisarão informar eletronicamente para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cada venda de antibióticos realizada. O cadastro da venda deverá ser feito por meio do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), desenvolvido e administrado pela Anvisa.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira. Em dezembro de 2011 havia sido aprovada uma medida deternimando que o prazo para a obrigatoriedade de registrar as vendas de antibióticos no SNGPC seria 13 de janeiro de 2013, porém a Anvisa decidiu estender o prazo.
Essa não é a primeira medida implantada pela Anvisa para aumentar o controle sobre a venda de antibióticos. Desde 2010, passou a ser exigido que a farmácia retenha uma via da receita médica durante a venda desses remédios.
De acordo com a agência, o objetivo de tais medidas é conter o uso desnecessário e sem indicação desses medicamentos, uma vez que os micro-organismos podem desenvolver resistência a eles, tornando-os menos efetivos no combate a doenças.
O SNGPC foi implantado entre os anos de 2007 e 2008, substituindo o registro manual da venda de medicamentos controlados, como antidepressivos e anabolizantes.

2 comentários:

Rafael Oxn. disse...

Pelo amor de Deus isso vai ser um caos!

imagina um paciente/cliente que se dirige até a farmácia pois necessita um colírio com tobramicina pois está com uma simples conjuntivite, ou uma pessoa que sofreu um corte em alguma extremidade e necessita de uma pomada a base de neomicina e serão impossibilitados de adquirirem alguns desses produtos pelo simples fato de não possuírem um receituário branco!

Dai os "especialistas" falam que todos devem ser primeiramente consultados por um profissional habilitado a prescrever medicamentos ou seja medicos ... e nós farmaceuticos somos o que então? simples "entregadores de caixinhas de remédios"???

Sem conta que se todos que precisassem de alguma receita fosse prontamente atendido por algum medico do Sistema Unico de Saude ainda vá lá... ou voces acham que alguem estará disposto a pagar uma consulta de no minimo R$ 200,00 para conseguir uma receita de pomada?

UM ABSURDO!

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Rafael

A sua indignação é parcialmente correta, se considerarmos o uso indiscriminado de antióboticos está medida é eficaz, pois em muito pouco tempo teremos bactérias resistentes e estaremos eliminando uma das maiores armas da medicina moderna, que foi a descoberta dos antibióticos. Esta medida da Anvisa já é adotada nos EUA e Europa ou seja os medicamentos tarja vermelha só poderão ser adquiridos atravez de receita médica. Talvez em casos de cremes e pomadas bactericidas possamos ser flexíveis. Quanto o papel do farmaceutico é de orientação, assistência farmacêutica que não é somente o ato de " entregar caixinhas" ,
Abração
Antonio Brandão