6.26.2013

A ACUPUNTURA PODE SER UMA ALIADA PARA QUEM QUER SE LIVRAR DO TABACO

A acupuntura pode ser uma aliada para quem quer se livrar do Tabaco
O tabaco causa um grande mal a nossa saúde e a acupuntura pode ajudar a combater esse mal. Essa técnica ajuda na reabilitação de dependentes químicos sem agredir o organismo.

No dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Apesar de todos já conhecerem muito bem os malefícios que o tabaco traz a nossa saúde, existem hoje cerca de 1,1 bilhões de fumantes no mundo. Um número um tanto quanto assustador se pensarmos nas tantas campanhas e, ainda, se levarmos em consideração que o cigarro é o campeão de mortes em todo o mundo.

Um estudo realizado pelo Hospital do Coração, em São Paulo, em parceria com o Ministério da Saúde, revelou que a ansiedade é o principal fator para não largar o vício. Cerca de 40% dos fumantes apresentaram sintomas leves ou moderados de depressão.

Dentre as diversas maneiras de combate a esse vício, uma vem chamando a atenção dos fumantes e trazendo resultados significativos, a acupuntura. Essa técnica tem se mostrado uma forte aliada no combate ao tabagismo e no processo de reabilitação de dependentes químicos. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura da regional do Rio de Janeiro, Márcio De Luna, o método chinês reduz a vontade de fumar, os efeitos da abstinência, não agride o organismo como alguns tratamentos tradicionais, e as chances de o paciente ter recaída são bem menores.

Segundo ele, de todos os trabalhos científicos internacionais de acupuntura no tratamento de dependência, nenhum consegue, com uma única aplicação, fazer uma pessoa que fuma de um a três maços por dia durante 20 anos, parar de fumar.  “São muitos anos de intoxicação e dependência química pela nicotina que não se consegue com tratamentos cientificamente corretos, neutralizar em uma única sessão terapêutica, a não ser que o fumante esteja demasiadamente motivado a parar de fumar, urgentemente. Então não se pode dizer que foi resultado de nenhum tratamento, mas sim, de auto-sugestão e motivação, que na prática correspondem a no máximo 30% dos fumantes que abandonam o vício. Portanto, os outros 70% precisam de ajuda profissional, e de uma ajuda que ultrapassa uma única consulta”, diz.

Dr. Luna explica que o tratamento correto com acupuntura, proporciona uma desintoxicação de todo o organismo, diminui a ansiedade, melhora a auto-estima e fortalece a força de vontade dando assim, condições psíquicas e orgânicas para o paciente largar o cigarro sem traumas e sem sofrimento.

Segundo ele, outras práticas integrativas e complementares também têm resultado no combate ao tabagismo. É o caso de algumas plantas, como a lobélia inflata e o ginkgo biloba, as duas com ações diferentes. A lobélia diminui os sintomas da abstinência do cigarro e o ginkgo, acalma a ansiedade, melhora a circulação periférica e a circulação cerebral e miocárdica. Ao mesmo tempo, é um poderosíssimo destruidor de radicais livres, que o fumo provoca abundantemente junto com a perda de minerais.

O tratamento com acupuntura não se resume aos “famosos” e alardeados pontos da orelha, mas também, e principalmente, aos pontos que se situam no ante-braço e nas pernas, que são os verdadeiros pontos de comando do organismo. O tratamento é complexo e individualizado.

Se você sofre desse mal, hoje é um ótimo dia para dar o pontapé inicial nessa luta contra o cigarro. O mais importante é você acreditar que, por mais que seja difícil, essa é uma conquista possível e que só te trará benefícios!

 A ACUPUNTURA NÃO UM EXCLUSIVIDADE DOS MÉDICOS.

    Nenhum comentário: