6.29.2013

Anvisa derruba limite de idade para aplicação da vacina HPV em mulheres

Vacina protege contra tipos de HPV ligados ao câncer no colo do útero.
Mulheres acima de 25 anos agora poderão ser imunizadas, diz agência.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o fim do limite de idade para a aplicação da vacina contra o HPV em mulheres, segundo uma decisão divulgada nesta sexta-feira (28).
A vacina, antes limitada a mulheres entre 9 e 25 anos, agora poderá ser aplicada a todas as mulheres que tenham mais de 9 anos, sem outros tipos de limitação, informa a agência.
A medida vale para a vacina conhecida pelo nome Cervarix, produzida pelo laboratório GlaxoSmithKline (GSK), que imuniza contra o HPV dos tipos 16 e 18 - os dois estão ligados ao surgimento de câncer no colo do útero em mulheres, ressalta a empresa na bula da medicação.
Segundo informações da GSK dadas à Anvisa, a proteção também é ampliada contra os tipos 31 e 45 da doença, que também estão entre os principais causadores desse tipo de câncer.
A ideia, segundo a agência, é possibilitar que mulheres acima de 25 anos também possam ser imunizadas contra o papilomavírus. A GSK informa, na bula da medicação, que a vacina tem como objetivo impedir a infecção e não previne de lesões causadas por HPV já presentes no paciente no momento da vacinação.
HPV (Foto: Arte/G1)
 

Nenhum comentário: