6.28.2013

COMO PARA ACABAR COM O CHULÉ

8 dicas para acabar com o chulé

Tudo o que você precisa saber para não passar vergonha de frente de alguém.


Nada pior do que tirar os sapatos, depois de um dia estressante de trabalho, e sentir aquele mau cheiro. A situação fica ainda pior quando existe outra pessoa ao seu lado que acaba sentindo aquilo que chamamos de chulé.

O problema pode ser causado por alterações no organismo resultantes de problemas de tireóide, menopausa ou estresse. Além disso, as altas temperaturas e o suor excessivo formam o ambiente perfeito para a multiplicação de bactérias que causam a bromidrose, ou chulé.

“A falta ou a má higienização dos pés e o calor retido nos calçados propiciam o crescimento bacteriano”, afirma a dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Márcia Grieco. “Por esse motivo, os homens, por usarem calçados fechados durante a maior parte do tempo, têm mais chances de apresentar bromidrose.”

A médica explica que o suor produzido pelo corpo contém água e eletrólitos, que são os sais minerais, e não tem odor. O mau cheiro é provocado pela ação de bactérias que se alimentam do suor e de todo material que se encontra sobre a pele. A umidade faz com que elas se proliferem mais rapidamente. “A retenção do suor entre os dedos piora com o uso de meias sintéticas, sapatos de borracha ou plástico e quando não enxugamos bem os pés”, explica.

Se mesmo evitando essas situações o mau cheiro persiste, é hora de procurar tratamento médico. No caso de micoses, o ideal para acabar com o cheiro ruim é usar antimicóticos à base de creme ou talcos. Nos casos em que não há micose ou fungos nos pés, os cremes antibióticos são mais indicados.

Dicas para acabar com o chulé

1 - Dê atenção à higiene dos pés, lavando-os com sabonete, bucha ou escova.

2 - Seque bem os pés entre os dedos com papel higiênico.

3 - Use sapatos arejados de couro ou pano para ficar em casa.

4 - Evite sapatos sintéticos, meias de nylon, solados e calçados de borracha ou plástico. Os forros devem ser de couro ou algodão.

5 - Não use o mesmo sapato todos os dias.

6 - Use talcos antissépticos sempre após o banho.

7 - Após o uso, coloque os calçados para secar em locais arejados e ensolarados.

8 - Se observar a existência de descamações entre os dedos, fissuras ou bolinhas, procure um dermatologista para checar a presença de fungos, micoses ou bactérias.

Nenhum comentário: