6.26.2013

Crime conhecido como saidinha de banco aumenta no Rio

Agência Brasil Rio de Janeiro - O crime conhecido como saidinha de banco, que acontece quando a vítima saca dinheiro em um caixa eletrônico e é seguida por assaltantes subiu 30,7% em abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, no estado do Rio. Em abril de 2013, 187 pessoas foram assaltadas quando deixavam o banco, contra 143 vítimas no mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados hoje (12) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).
Já os casos de homicídio decorrente de intervenção policial (mortes em confronto com a polícia) diminuíram em abril. Foram registrados 38 casos, contra 45 no mesmo mês em 2012. O menor resultado para o mês desde 2001, quando ocorreram 53 casos.
Os homicídios dolosos (quando há intenção de matar), no entanto, de acordo com a pesquisa do ISP, cresceram 22,1%, em abril, na comparação com o mesmo período de 2012. Foram registrados 415 casos contra 340 ocorridos em abril do ano passado.
Outros indicadores divulgados pelo Instituto de Segurança Pública em abril deste ano também mostram que a houve aumento de apreensão de armas e drogas; recuperação de veículos e de crianças e adolescentes apreendidas.
 
Golpe "Saidinha de Banco"
 
Saiba como evitar ser vítima do golpe da "saidinha" :
- O que é "saidinha" de banco?
A chamada 'saidinha' é um dos golpes mais comuns contra clientes de bancos. Consiste na abordagem e roubo, fora do ambiente das agências, de clientes que tenham sacado dinheiro - geralmente grandes valores - nas agências ou nos caixas eletrônicos. Também pode ocorrer o roubo de clientes que estejam indo ao banco para realizar depósito em espécie.
- Como funciona?
Os chamados olheiros ficam rondando os estabelecimentos para identificar potenciais vítimas, normalmente clientes rotineiros, que estão indo constantemente à agência. Eles registram seus trajetos e hábitos e repassam os dados a comparsas, que seguem as vítimas. Por isso, a maioria das pessoas é atacada longe das agências, muitas vezes em área próxima a seus locais de trabalho, negócios ou mesmo residências.
- Como evitar?
Evite sacar valores altos em espécie. Prefira sempre as transações eletrônicas, que oferecem mais segurança, comodidade e eficiência. Exemplos: DOC, TED, transferência via telefone e Internet.
Se tiver de realizar saques de valores altos:
- Nunca conte dinheiro em público. Se houver necessidade disso, faça em local reservado da agência. Algumas instituições possuem locais reservados para essa finalidade. Informe-se com um funcionário do banco;
- Não comente com estranhos sobre a operação que realizou ou realizará;
- Procure ir ao banco sempre acompanhado;
- Seja discreto e rápido ao conferir o seu dinheiro e sair do banco;
- Procure mudar seus trajetos e horários de ida à agência;
- Desconfie de pessoas que fiquem por longo período dentro das agências sem realizar qualquer operação;
Caso sinta que está sendo observado ou seguido, entre num local movimentado, acione a Polícia Militar (tel. 190) e informe as características do observador;
Ao efetuar depósitos no caixa eletrônico, tome cuidado para que não haja troca de envelopes. Não peça, nem aceite ajuda de estranhos. Procure, sempre, a ajuda de um funcionário identificado do banco;
Se desconfiar de que está sendo observado por suspeitos no interior de uma agência, procure um funcionário identificado do banco ou um segurança.
Fonte: Federação Brasileira de Bancos

Um comentário:

Penélope disse...

A cada dia se cria um novo tipo de violência. A criatividade e inteligência canalizada para a energia do mal...
Um grande abraço,meu amigo e grata pelas suas visitas que sempre levantam o ASTRAL.