6.15.2013

Desequilíbrio emocional gera problemas

Rosana Faria de Freitas
Do UOL, em São Paulo
O desequilibrado emocionalmente pode sofrer com problemas de saúde: má digestão, alimentação inadequada (pois busca fuga na comida), insônia e dores no corpo provocadas por estresse
  • O desequilibrado emocionalmente pode sofrer com problemas de saúde: má digestão, alimentação inadequada (pois busca fuga na comida), insônia e dores no corpo provocadas por estresse
Provavelmente, você já viveu situações de desequilíbrio emocional. Afinal, constantemente estamos sujeitos a acontecimentos que alteram nossos estados corpóreos (batimentos cardíacos, por exemplo) e incitam a disposição para tomar certas atitudes.
"As emoções têm a função de proteger as pessoas de episódios danosos ou, ainda, fazer com que vivenciem mais longamente circunstâncias propícias ao seu bem-estar. Alguém equilibrado emocionalmente é aquele que experimenta a emoção apropriada para a situação que está passando", diz Roberto Banaco, doutor em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. "Seria muito estranho que um sujeito preso a quadros de estresse contínuo queira sentir algo diferente de... estresse!"

O problema existe quando, na presença ou não de razões que justifiquem um abalo, a pessoa comumente perca o controle. "Para alcançar o desejado equilíbrio emocional, o indivíduo passa por um trabalho intenso que exige dedicação e força de vontade. Sentimentos negativos precisam ser trabalhados e 'resignificados', de forma que a maturidade propicie uma atmosfera de paz interior e sabedoria. Ele se olha e se aceita como sendo fragmentado e imperfeito, porém tendo a dimensão de sua capacidade de ultrapassar as barreiras para que possa alcançar sua maior completude", analisa Cristiane Moraes Pertusi, doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela USP, psicóloga e consultora de carreira/coaching.

Vale considerar que o desequilibrado emocionalmente pode sofrer com problemas de saúde: má digestão, alimentação inadequada (pois busca fuga na comida), insônia e dores no corpo provocadas por estresse. "Tais condições alteram a concentração para enfrentamento dos problemas, piorando gradativamente o quadro em um círculo vicioso muitas vezes só possível de se vencer com ajuda terapêutica", salienta Banaco.

Sofrimento gera evolução

É fato: conflitos sempre irão existir e são saudáveis para a construção íntima do ser humano. É por meio deles, acreditam os terapeutas, que as pessoas terão a oportunidade de crescer, amadurecer e se reconhecer de forma generosa, sem medo. "Aceitar seus erros é a primeira oportunidade de não rivalizar consigo mesmo e ser seu melhor aliado", diz a psicóloga, acrescentando que a ausência de equilíbrio leva o sujeito a paralisar diante dos obstáculos, sem força para continuar sua caminhada.

Nenhum comentário: