6.10.2013

Protetor solar ajuda a prevenir envelhecimento da pele, confirma pesquisa

Embora uma das indicações do produto seja evitar o envelhecimento cutâneo, ainda não havia evidências científicas que comprovassem esse efeito

Mulher confere pele do pescoço e do rosto em espelho
Pele: Uso diário de protetor solar reduz em 24% as chances de surgirem sinais de envelhecimento cutâneo causado pelo sol (Jupiterimages/Thinkstock)
Pessoas que passam a fazer uso de protetor solar diariamente têm, após um período de quatro anos, uma chance 24% menor de apresentar sinais visíveis de envelhecimento da pele causado pelo sol em comparação às que não se protegem adequadamente. E isso vale mesmo entre quem tem mais de 40 anos, quando a pele já exibe danos causados pela exposição solar a longo prazo. Foi o que concluiu um estudo realizado na Austrália e publicado nesta terça-feira no periódico Annals of Internal Medicine.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Sunscreen and Prevention of Skin Aging. A Randomized Trial

Onde foi divulgada: periódico Annals of Internal Medicine

Quem fez: Adele Green e equipe

Instituição: Universidade de Queensland, Austrália

Dados de amostragem: 903 pessoas de até 55 anos

Resultado: Depois de 4,5 anos, pessoas que passaram protetor solar diariamente foram 24% mais propensas a não apresentar sinais visíveis de envelhecimento da pele provocado pelo sol
O estudo feito no Instituto de Pesquisa Médica da Universidade de Queensland, na Austrália, avaliou 903 pessoas de até 55 anos. Parte delas foi orientada a aplicar diariamente protetor solar com fator de proteção 15 no rosto, pescoço, braços e mãos. Elas deveriam usar o produto de manhã e após o banho, e reaplicá-lo caso passassem muito tempo no sol. O restante dos participantes foi orientado a usar protetor solar como bem entendessem. Todos os voluntários foram acompanhados ao longo de 4,5 anos.
Segundo o estudo, as pessoas do segundo grupo usavam protetor solar em três ou quatro dias a menos do que aquelas que foram orientadas a aplicar o produto com frequência. Os pesquisadores observaram que o efeito positivo do uso diário de protetor solar foi observado mesmo entre pessoas que já apresentavam danos na pele causados pelo sol. O produto, em alguns casos, até melhorou o aspecto desses danos.


Talvez a principal recomendação de um dermatologista a seu paciente seja passar protetor solar com a finalidade não só de se proteger contra o câncer de pele, mas também evitar o envelhecimento da pele. No entanto, embora o poder desses produtos em reduzir o risco do câncer de pele seja algo reconhecido por pesquisas científicas, nenhum estudo havia validado até então o efeito sobre o envelhecimento cutâneo.
"Essa é uma daquelas dicas de beleza  que se ouve muito, mas, pela primeira vez, podemos apoiá-la com evidências cientificas: proteger-se do câncer de pele usando protetor solar também tem o bônus de deixar uma pessoa com a aparência mais jovem”, diz Adele Green, coordenadora do estudo.


 

Nenhum comentário: