6.14.2013

São poucos os que lavam a mão corretamente

  • E quando lavam, não usam sabão ou não lavam pelo tempo necessário
  • Metade dos doentes por contaminação de alimentos evitariam problema se fizessem a higiene adequadamente

Lavar as mãos com frequência ajuda a prevenir doenças
Foto: Fred Raposo/ 04-08-2009
Lavar as mãos com frequência ajuda a prevenir doenças Fred Raposo/ 04-08-2009
EUA - Quem lava a mão apropriadamente depois de usar o banheiro? Pesquisadores discretamente assistiram a 3.749 pessoas (60% de mulheres) depois que elas utilizavam o banheiro na cidade universitária de Michigan, nos EUA. Ao todo, 10,3% não lavavam as mãos, e 22,8% não usavam sabonete. O restante utilizou sabão, mas apenas 5,3% lavavam por pelo menos 15 segundos, com ou sem sabão.
De acordo com o Centro de Prevenção de Controle de Doenças, lavar a mão adequadamente significa esfregar com vontade as mãos com sabão e água por pelo menos 20 segundos.
Os homens se saíram pior do que as mulheres: quase 15% deles não faziam a higiene, comparado a 7,1% delas. As pessoas tinham a propensão de levar as mãos apropriadamente se houvesse torneiras de detecção de movimento, uma pia limpa ou algo que incentivasse a prática. Os autores concluiram que a presença de observadores discretos poderia provocar o efeito. O estudo foi publicado no “The Journal of Environmental Health”.
- Quarenta e oito milhões de pessoas por ano ficam doentes por comida contaminada - afirmou, ao “New York Times”, o autor do estudo, Carl P. Borchgrevink, professor da Universidade de Michigan. - E o Centro de Prevenção de Controle de Doenças diz que 50% não teriam ficado doentes se lavassem as mãos corretamente. Faça como sua mãe diz: lave as mãos.

Nenhum comentário: