6.06.2013

Dia dos Namorados

Mulheres contaram não abrir mão de comemoração ousada ao lado do parceiro, com jantar, motel e noite picante

  • Thais Sabino
O Dia dos Namorados, comemorado no Brasil em 12 de junho, está chegando. A época transforma vitrines de lojas de shoppings, cria promoções em restaurantes e motéis. Na TV, propagandas de como é importante presentear a pessoa amada. Mas será isso que elas querem? O Terra entrevistou mulheres em busca de saber qual a melhor forma para comemorar o dia e descobriu que a data é vista como “comercial” e criticada pelo público feminino. Por outro lado, elas contaram não abrir mão de comemoração ousada ao lado do parceiro, com jantar, motel e noite picante.

“Não passa de uma data meramente comercial, mas obviamente que gosto de estar com meu namorado”, contou a analista financeiro Ana Carolina Rodrigues, que mantém um relacionamento sério há dois anos.  A estudante de Arquitetura e Urbanismo Michelle Duque também criticou a “obrigação” de trocar presentes no Dia dos Namorados. “Puro capitalismo” opinou a estudante Júlia Lyra. Para Michelle, magia, romantismo e carinho devem existir todos os dias. “Acho absurdo aquelas pessoas que enchem seus queridos parceiros de presentes, levam para jantar, fazem mil cambalhotas e no dia a dia, nada”, reforçou Júlia.

Mas não é pelo motivo de que o Dia dos Namorados é um grande impulso à economia de lojistas e donos de estabelecimentos de lazer, que deve ser completamente ignorado, segundo elas. “Não sou daquelas radicais que acha que é apenas uma data comercial, mas também não sou a favor de presentes absurdos e que saiam muito do tema 'amor'”, disse a supervisora de call center Nadya Machado. É uma data para celebrar a paixão, afetividade, amor e companheirismo entre ambos, na opinião da advogada Paula Ibelli. O que o homem não pode fazer? “Esquecer a data”, disse a produtora de eventos Amália Maria.

Comemoração picante
“Restaurante e motel”, sugeriu Michelle como programas para a noite. Habitual demais? Só que a data especial pode ser acompanhada de alguns temperos extras. “Tudo que faça esquentar o relacionamento é ótimo. Pode aproveitar e ir a um sex shop e fazer uma brincadeira em que um escolhe o que quer que o outro use”, sugeriu Nadya. Para Michelle, não deveria existir data para explorar a intimidade sexual, mas o Dia dos Namorados é uma “boa desculpa para experiências novas, como um brinquedo de sex shop ou uma massagem tântrica”.

Lingerie nova e um bom vinho não podem faltar, na opinião de Ana Carolina, porém, em geral, tudo que for “surpresa” ou “diferente” é adequado para o dia, disse Amália. Para sair do óbvio entre motéis e restaurantes lotados, Paula sugeriu uma “noite romântica em casa ou uma viagem de final de semana”. “Com decoração à luz de velas, pétalas de rosas pelo quarto e uma bebida, ninguém resiste, certo?”, concluiu Michelle.

Nenhum comentário: