9.11.2013

Cirurgia de implante de íris artificial para alterar a cor dos olhos

Implante de íris não deve ser usado para trocar cor de olho

De acordo com o oftalmologista Carlos Gabriel Figueiredo, há outro tipo de implante de íris artificial usado só para alterar a cor dos olhos.
Hospital no interior de SP faz implante de íris artificial
Essa operação, conta Figueiredo, é feita no Panamá e pode trazer riscos.
"É uma prótese só para fins estéticos, colocada por cima da íris natural. Um oftalmologista sério não realiza essa cirurgia. Pode provocar glaucoma."
Hamilton Moreira, diretor clínico do Hospital de Olhos do Paraná, informou que um paciente de São Paulo que passou por esse procedimento teve perda da visão. "Ele desenvolveu glaucoma e ficou cego em um dos olhos."
A única alternativa segura para mudar a cor dos olhos ainda são as lentes de contato coloridas, segundo Moreira.


Recentemente o Fantástico mostrou o drama de uma brasileira que ficou cega após se submeter a uma corurgia de mudança de cor dos olhos. Na reportagem, o jornalístico denunciou que médicos tem atuado com esse procedimento no Brasil sem autorização do Conselho Federal de Medicina, muitas vezes colocando a visão de seus pacientes em risco.
Apesar de todos os alertas, ainda é grande a quantidade de pessoas que, insatisfeitas com  a forma como chegaram a este mundo, utilizam a cirurgia plástica para mudar a aparência.
A cirurgia não é recente, já em 2011 o oftalmologista Gregg Homer anunciava a possibilidade de transformar olhos castanhos em azuis. A novidade agora é que, lançado pela Dr. Kenneth Rosenthal, como uma forma de corrigir vários defeitos oculares -heterocromia, albinismo ocular, etc.-, trata-se de um procedimento de implante de íris artificial, que também já está sendo anunciado como cirurgia estética para as pessoas que querem mudar permanentemente a cor dos seus olhos.
A íris artificial é uma prótese fina, não-tóxica, feita do mesmo silicone das lentes de grau oftálmicas intra-oculares. É um material muito flexível, que pode ser dobrado e inserido no olho via uma incisão na córnea periférica de cerca de 2,8 mm de comprimento, sendo posicionado sobre a íris natural. Segundo o site da BrightOcular, a empresa que está por trás da novidade, o procedimento é “rápido, seguro e indolor”, durando cerca de 15 minutos para cada olho.
Angel S., 46 anos, um moradore de Chicago (EUA), fez a cirurgia de implante de íris artificial em 2012, mudando seus olhos castanhos escuros para cinza claro, a cor que ele sempre desejou. Angel diz que a cor natural de seus olhos pareciam depressivos, tanto que costumava se abster de se olhar no espelho pela manhã, porque vendo os olhos escuros faziam pensar que ia ser um dia negro para ele. Depois de ver os olhos cinzas de alguém em uma loja de doces, um dia, decidiu que era a cor que queria para si mesmo, então começou a pesquisar a sua opção e viajou para fazer a operação, já que nos EUA o procedimento ainda não tem a aprovação das autoridades médicas. Segundo Gregory J. Pamel, um cirurgião de córnea e refração de Manhattan (EUA), não existem dispositivos aprovados para mudar esteticamente a cor dos olhos nos EUA. Os implantes da tal BrightOcular atualmente são realizados na Índia, Turquia, México e no Líbano.
Apesar dos sites de compartilhamento de vídeo, como o YouTube ou Vimeo, estarem cheios de depoimentos de pacientes satisfeitos, há muitos oftalmologistas que desaconselham as pessoas as fazer este tipo de implantes artificiais para fins cosméticos. Dr. James Tsai, um oftalmologista e um especialista em glaucoma da Universidade de Yale (EUA), diz que as alegações de que o procedimento é seguro são “enganosas e imprecisas” . Ele adverte que a cirurgia de implante artificial pode causar uma pressão elevada no interior do olho, que pode levar ao glaucoma, cataratas e lesão da córnea, bem como a diminuição da visão ou até à cegueira.
Veja alguns exemplos e diga se voc6e teria coragem de fazer essa cirurgia;


Nenhum comentário: