9.12.2013

Saúde da mulher


Lista de cuidados necessários para cada fase da Mulher

Segundo especialistas, o check - up não só previne doenças, mas tambem melhora a qualidade de vida da mulher:

É extremamente importante a  prevenção da saúde da mulher. Alguns testes simples podem ser fundamentais.

Faça  exames ginecológicos. O ideal é consultar também um clínico geral para fazer alguns exames de rotina para a saúde e prevenção da mulher.

 Confira quais são os principais exames de diagnóstico para cada fase da vida e sua importância:

Início do ciclo menstrual até 30 anos

É importante que todas as mulheres procurem um ginecologista assim que iniciar o ciclo menstrual para garantir uma qualidade de vida e evitar problemas futuros. Nessa idade é essencial realizar anualmente o papanicolaou e exame pélvico, além do auto-exame das mamas e testes de saúde gerais.

Dos 30 aos 40 anos

Nessa fase, além de manter o check-up regular, a mulher deve ter cuidado especial com o sistema reprodutivo. Neste período aumenta a incidência de câncer de mama e de colo de útero. O exame de mamografia é indicado após os 35 anos e deve ser repetido anualmente para todas as mulheres após os 40 anos

Dos 40 aos 50 anos

A osteoporose é uma das doenças mais comuns nessa fase da vida da mulher e pode ser detectada em sua primeira fase através de densitometria óssea. O exame deverá ser feito pela primeira vez entre 40 e 45 anos e repetido anualmente por mulheres com algum grau de perda de massa óssea e a cada dois anos para aquelas com exame normal.

Para as mulheres que iniciam o climatério - irregularidade menstrual que antecede à menopausa - recomendam-se testes de perfil hormonal. Também é importante fazer a mamografia anualmente, raio x do tórax e exame proctológico para investigar precocemente problemas relacionados ao câncer de intestino.

 Acima dos 50 anos

Os médicos recomendam às portadoras de diabetes uma atenção especial ao controle de peso e contagem da glicemia - que deve ser feito pelo menos duas vezes ao ano. O exame de fundo de olho também é importante para análise do grau de comprometimento das artérias pela diabetes. Nesta faixa etária, praticamente todos os exames passam a ser anuais ou semestrais, de acordo com seus resultados ou estado clínico do paciente.

Dicas do Dentista - Cuidados com a saúde bucal

Dicas de saúde bucal: a saúde bucal deve ser zelada:
Para ter uma boa saúde bucal é necessário fazer  um check up periódico para não deixar  que os problemas se avolumem.Existe o acumulo de problemas. Por exemplo: mal  hálito , caries,  dores de dente etc.  Perca o medo , tenha um sorriso invejável  e visite o dentista regularmente.

Quem procura saúde tem que estar disposta  a evitar as doenças e o que elas causam no futuro. Saiba como uma vida  saudável pode ser mais gostosa. Pois há uma série de estudos afirmando que um estilo de vida saudável é uma das chaves da longevidade.

COMO CONTROLAR O PH DA REGIÃO ÍNTIMA

Como controlar o pH da região íntima
Dicas para manter a saúde mulher em dia!

Você já ouviu muitos médicos falando sobre a importância do controle do pH, principalmente nas regiões íntimas. Mas, você sabe exatamente o que isso quer dizer? A área externa desta região possui uma camada protetora, naturalmente ácida, que previne a proliferação de microrganismos e bactérias não pertencentes a esse ambiente, atuando como um mecanismo de defesa contra infecções, irritações e possíveis odores.
Por isso, manter em equilíbrio o pH é indispensável. O melhor recurso para esse cuidado é a higienização com sabonetes íntimos com pH ácido, que, de acordo com o Guia sobre Higiene Íntima da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), são especialmente formulados para não agredir a pele e as mucosas da área íntima1.
Porém, se a área genital naturalmente se auto protege, por que é necessário que um elemento externo interfira para manter equilibrado o pH da região? Apesar das propriedades de sua camada protetora, há fatores externos ligados ao comportamento da mulher que podem prejudicar a preservação do caráter ácido da pele. Suor, abafamento, higiene inadequada e uso de roupas justas e de tecidos sintéticos são elementos que podem dificultar a ventilação ou agredir a região íntima e, como consequência, alterar o seu pH, criando um ambiente propício ao desenvolvimento de infecções ginecológicas2.
Dos fatores externos citados, a higiene inadequada normalmente está ligada à falta ou ao excesso de limpeza, ou à opção pelo uso de sabonetes não indicados para essa região, como os normais (alcalinos ou neutros) e os bactericidas. Os regulares, geralmente em barra, podem desequilibrar a barreira protetora da pele. Já os bactericidas – extremamente alcalinos – comprometem a defesa natural da região íntima quando usados nessa área, deixando-a suscetível a microrganismos e outras substâncias nocivas ao organismo3.
O mesmo não ocorre com os sabonetes íntimos, em sua maioria líquidos, que interferem positivamente no ambiente natural da região genital, por conter teor de pH similar. Dessa forma, tornar um hábito o uso de produtos específicos para essa área auxilia na saúde da mulher.

5 DICAS PARA VOCÊ VIVER MAIS E MELHOR


5 dicas para você viver mais e melhor
Veja algumas mudanças simples que podem fazer toda a diferença!

Longevidade e qualidade de vida fazem parte dos desejos mais comuns entre a maioria das pessoas. Mas, como garantir que estas duas coisas caminhem juntas? Para te ajudar a alcançar este objetivo, preparamos um especial com 5 dicas infalíveis.

1 – Viva em paz com você mesmo. Não tem como a gente comer um monte de fritura e querer que o nosso organismo responda bem a isso. Se não quer ter grandes preocupações, mude os seus hábitos. Qualidade da sua vida tem que ser a sua prioridade!

2 – Acredite naquele velho ditado: Prevenir é melhor do que remediar! Visitar regularmente clínicas para fazer uma avaliação da sua saúde é fundamental para detectar qualquer problema o quanto antes. Só assim, as chances de espantar qualquer sinal de doença são consistentes.

3 – Use a modernidade a seu favor. Hoje as possibilidades terapêuticas são muitas, seja para tratamentos de saúde, seja para procedimentos estéticos. Por isso, quando sentir vontade de mudar algo no seu corpo, vá fundo, sem medo de errar!

4 – Não tenha medo das vitaminas. Com a idade, alguns nutrientes podem começar a fazer uma falta que antes não faziam no nosso organismo. Por isso, se um médico te receitar as famosas vitaminas, use-as. Isso só poderá melhorar a sua vida!

5 – Liberte-se de antigos conceitos. A juventude faz com que nos adaptemos a conceitos com os quais nem nós mesmos concordamos. Seja para crescer na profissão, seja para se adaptar à sociedade, enfim, seja por qual motivo for, o fato é que acabamos educando e reprimindo os nossos desejos. Por isso, aproveite a maturidade e faça o que tiver vontade.  

POSTURA INCORRETA PODE SIGNIFICAR GRAVE PROBLEMA


Postura incorreta pode significar grave problema
Descubra como prevenir e como tratar a dor nas costas!

Você acorda com uma dor nas costas meio chatinha, mas, ao longo do dia, tudo vai melhorando? Se a sua resposta é sim, nem pense que você está livre de um problema realmente sério.
A famosa dor nos glúteos e na parte de trás das coxas, que dá umas pontadas nas costas são, nada mais nada menos do que sintomas de Espondilite, uma doença conhecida por provocar a “postura do esquiador” e que atinge uma em cada cem pessoas.
Segundo o reumatologista, Dr. Carmo de Freitas (SP), as vértebras do paciente com Espondilite tendem a se fundir progressivamente. “Elas se soldam formando um único osso da nuca à bacia e impossibilitando a pessoa de realizar os movimentos da coluna”, explica o médico, que é membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia.
Homens têm mais chance de desenvolver a doença
Para cada três homens com Espondilite, uma mulher sofre com os sintomas da doença, que não possui cura. “O único jeito é tratar a doença. Começamos com anti-inflamatórios e depois progredimos para injeções que podem custar até R$ 5 mil. Logo nas primeiras doses, o paciente já se sente muito melhor”, conta o especialista. 
A boa notícia é que o medicamento é fornecido pelo SUS. Dr. Carmo de Freitas enfatiza ainda que o importante é iniciar o tratamento precocemente. “Antes pouco era possível se fazer pelo paciente. Com os novos medicamentos, é possível parar a progressão da doença”.

Nenhum comentário: