9.10.2013

ENTRE EM FORMA DE UM JEITO SAUDÁVEL

faixa_fitness.png
Entre em forma de um jeito saudável
Ir com muita sede ao pote pode ser prejudicial.

Para entrar em forma, vale tudo! Será mesmo? O final do ano está se aproximando e com isso aumenta a preocupação com o corpo, já que está é a época de abusar das peças curtas e que deixam o corpo completamente à mostra. Porém, o desejo de mudar as formas do dia para a noite pode acabar prejudicando ao invés de trazer benefícios.
“O Verão é a época em que muitas pessoas se motivam a praticar exercícios, procuram tirar o atraso e as gorduras acumuladas nas estações anteriores. Mas, na ânsia de conseguir um corpo em forma, muitos negligenciam cuidados básicos e lesionam o corpo, especialmente a coluna”, explica o ortopedista Rodrigo Junqueira Nicolau, do Hospital CECMI (Centro Especializado em Cirurgias Minimamente Invasivas).
De acordo com o especialista, o erro das pessoas é ir com sede ao pote, sem tomar as devidas precauções: “Não é preciso ser um maratonista para estar exposto a lesões. Muitas vezes, uma simples caminhada ou uma corrida leve podem gerar danos ao corpo, especialmente se o terreno for acidentado e o sapato inadequado”.
A escolha do local onde se pratica a atividade também faz toda a diferença. O ortopedista alerta que a praia demanda um cuidado ainda maior. “A areia fofa oferece mais obstáculos ao corpo, facilitando entorses, por exemplo. É importante procurar superfícies mais niveladas e, caso a pessoa já esteja iniciada nos esportes, usar um tênis com bom sistema amortecedor que reduza o impacto do corpo”, diz.
O mesmo vale para os esportes livres, como frescobol, voleybol e futsal, entre outros. Para os que utilizam aparelhos de ginástica instalados em parques e praias, o médico ressalta que o cuidado deve ser redobrado, iniciando de maneira gradativa, sem exigir demais do corpo e monitorando sempre a postura na realização dos exercícios.

Nenhum comentário: