8.11.2014

A IMPORTÂNCIA DA TIPOIA NA RECUPERAÇÃO DE LESÕES

A importância da tipoia na recuperação de lesões
Entre brincadeiras de correr, pular ou jogar bola, as crianças estão sujeitas a machucar. As lesões do membro superior são muito comuns nessa fase, por isso é importante que os pais saibam que um apoio seguro pode ajudar na boa recuperação.


As novas descobertas e as brincadeiras fazem parte da infância e são essenciais para o desenvolvimento dos pequenos, além de ajudarem na aprendizagem da linguagem e da coordenação motora. Tanto na escola, como em casa, elas tendem a ser muito ativas e praticar diversos movimentos, ficando mais expostas a diferentes lesões, como luxações, fraturas, entre outras que necessitarão de imobilização.

“Mesmo com uso do gesso, é importante a sustentação de todo membro superior. A tipoia é sempre um bom dispositivo de apoio na imobilização, além de auxiliar na postura das crianças”, explica a fisioterapeuta da Mercur, Tânia Fleig. Segundo a profissional, o gesso acaba gerando um peso extra que a criança deve suportar, e isto pode acarretar em alterações na postura e gerar desconforto.

“Nos casos onde não é necessária a imobilização com gesso, a tipoia estabilizadora tipo Velpeau é o modelo mais indicado. As crianças são ativas e não têm consciência da necessidade da imobilização, e este modelo de tipoia limita o movimento nas três articulações (ombro, cotovelo e punho) proporcionando segurança e mais conforto”, acrescenta a profissional.

A idade indicada para o uso da tipoia é a partir dos três anos, fase em que a criança desenvolve habilidades em grupo e ainda passa por mudanças corporais, o que pode prolongar o tempo de recuperação ou reincidência de lesões. “Antes dessa idade a recuperação é muito rápida, e muitas vezes as lesões nem são percebidas, não havendo a indicação do uso da tipoia”, finaliza Tânia.

  • Página inicial

Nenhum comentário: