8.12.2014

Bovespa fecha em alta, puxada por Petrobras

Ações preferenciais da companhia avançaram mais de 4%.
Ibovespa subiu 1,87%, maior alta em 3 semanas.



Do G1, em São Paulo



A Bovespa fechou em alta nesta segunda-feira (11), impulsionada pela alta das ações da Petrobras, no primeiro pregão após a estatal divulgar seu resultado trimestral e a produção de petróleo até o início de agosto, com parte dos investidores apostando que o governo terá de aumentar em breve o preço da gasolina.
O Ibovespa, principal índice da bolsa, subiu 1,87%, a 56.613 pontos - a maior alta desde o dia 18 de julho, quando subiu 2,47%. O volume financeiro nesta segunda-feira totalizou US$ 5,4 bilhões. Veja cotação
As ações preferenciais da Petrobras avançaram mais de 4%.
De modo geral, os números do segundo trimestre da petroleira foram considerados fracos, embora as perspectivas nem tanto, assim como os dados de produção de julho, enquanto alguns analistas minizaram os impacto dos dados nas ações, considerando que a dinâmica eleitoral segue como principal guia dos papéis, destaca a Reuters.
Em nota a clientes no início da tarde, o Credit Suisse também creditou parte da alta de Petrobras a novos comentários relacionados a um possível aumento de gasolina.
O diretor financeiro da petroleira, Almir Barbassa, afirmou nesta segunda que não há uma data específica para a Petrobras reajustar os preços dos combustíveis.
Outro destaque do dia foi a Gafisa, cujas ações subiram mais de 4%. O prejuízo da construtora e incorporadora no 2º trimestre frustrou projeções no mercado que previam lucro, mas ainda assim a perda foi inferior à registrada igual período de 2013 e alguns analistas citaram algumas melhoras no balanço, como a margem bruta.
A BB Seguridade também foi destaque de alta, com ganho de mais de 2%.
Entre as pressões negativas, aparecia a Gerdau, com queda de mais de 1%, após o BTG Pactual ter cortado o preço-alvo do papel. "Enquanto seus negócios nos Estados Unidos têm espaço para continuar a melhorar, estamos mais cautelosos sobre as perspectivas para seus negócios no Brasil", escreveu o analista Leonardo Correa, em relatório sobre o setor, reiterando cautela para as siderúrgicas.
No exterior, sinais de que uma escalada na tensa situação entre a Rússia e a Ucrânia parece menos provável favoreciam o tom mais positivo, em sessão com poucos indicadores, enquanto dados de inflação na China conhecidos no fim de semana corroboravam apostas de mais afrouxo monetário se necessário.

Nenhum comentário: