8.15.2014

Medicamentos utilizados para tratar o distúrbio bipolar


O distúrbio bipolar, também conhecido como doença maníaco-depressiva, é normalmente tratada com estabilizadores do humor. Por vezes são prescritos antipsicóticos e antidepressivos em conjunto com essa medicação.

Estabilizadores do humor

As pessoas que sofrem de distúrbio bipolar normalmente recorrem aos estabilizadores de humor em primeiro lugar. E de um modo geral o tratamento com os estabilizadores é mantido durante alguns anos. O lítio é um estabilizador do humor bastante eficaz. Foi o primeiro estabilizador do humor aprovado pela FDA nos anos setenta, no tratamento de episódios maníacos e depressivos.
Os espasmolíticos também são utilizados como estabilizadores do humor. Eles foram originalmente desenvolvidos para tratar episódios convulsivos, mas também são eficazes no controlo do humor. Um dos espasmolíticos mais utilizados como estabilizador de humor é o ácido valpróico, também conhecido como divalproato de sódio (Depakote). Para algumas pessoas ele é mais eficaz do que o lítio. Outros espasmolíticos utilizados como estabilizadores do humor são a carbamazepina (Tegretol), a lamotrigina (Lamictal) e a oxcarbazepina (Trileptal).

Antipsicóticos menos comuns

Por vezes são utilizados antipsicóticos menos comuns no tratamento de sintomas do distúrbio bipolar. Os antipsicóticos são muitas vezes prescritos em conjunto com outros medicamentos.
Alguns antipsicóticos utilizados no tratamento de pessoas com distúrbio bipolar incluem:
  • Olanzapina (Zyprexa), que ajuda pessoas com depressões graves e frequentemente acompanhadas de afastamento da realidade, alucinações ou delírios7
  • Aripiprazola (Abilify), que pode ser tomada sob a forma de comprimido ou injecção.
  • Risperidona (Risperdal)
  • Ziprasidona (Geodon)
  • Clozapina (Clorazil), frequentemente utilizado em pessoas que não reagem ao lítio nem a espasmolíticos.

Antidepressivos

Por vezes os antidepressivos são utilizados no tratamento de sintomas de depressão em distúrbios bipolares. A fluoxetina (Prozac), a paroxetina (Paxil), ou a sertralina (Zoloft) são alguns dos antidepressivos utilizados. No entanto, pessoas que sofrem de distúrbio bipolar não devem tomar um antidepressivo de forma isolada já que isso pode provocar uma mudança brusca de depressão para mania, e isso pode ser perigoso. Para evitar esta situação os médicos prescrevem normalmente um estabilizador do humor ou um antipsicótico em conjunto com o antidepressivo.
Os estudos que procuram estabelecer se os antidepressivos também ajudam pessoas com depressão bipolar apresentam conclusões contraditórias. Um estudo financiado pelo NIMH descobriu que os antidepressivos são tão eficazes como um placebo no caso de indivíduos com distúrbio bipolar. Os participantes do estudo estavam a tomar estabilizadores do humor em simultâneo com os antidepressivos.

Quais são os efeitos secundários?

Os tratamentos do distúrbio bipolar melhoraram bastante nos últimos dez anos. Mas cada pessoa responde de forma diferente a medicamentos. Se experienciar alguns efeitos secundários deve comunicá-lo de imediato ao seu médico. Ele poderá trocar a dose ou prescrever outro tipo de medicamento.
Medicamentos diferentes podem provocar efeitos secundários diferentes no tratamento do distúrbio bipolar. Alguns dos medicamentos utilizados no tratamento do distúrbio bipolar têm sido associados a sintomas específicos e bastante sérios, que listamos de seguida.
O lítio pode provocar vários efeitos secundários, e alguns deles podem assumir proporções bastante sérias. Eles incluem:
  • Perda de coordenação
  • Sede excessiva
  • Urinação frequente
  • Desmaios
  • Convulsões
  • Arrastamento da fala
  • Ritmo cardíaco rápido, lento, irregular ou forte
  • Alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
  • Alterações no campo visual
  • Comichões ou reacções alérgicas
  • Inchaço dos olhos, da cara, dos lábios, da língua, da garganta, das mãos, dos pés, dos tornozelos ou da parte inferior das pernas.
Qualquer pessoa com distúrbio bipolar que se encontre sob tratamento com lítio deve consultar o médico com alguma regularidade para verificar os níveis de lítio no sangue, e para garantir que os rins e a tiroide estão a funcionar normalmente.
Alguns dos possíveis efeitos secundários associados ao ácido valpróico/ divalproato de sódio incluem:
  • Alterações de peso
  • Náuseas
  • Dores de estomago
  • Vómitos
  • Anorexia
  • Perda de apetite.
O ácido valpróico pode provocar danos no fígado ou no pâncreas, pelo que as pessoas sob tratamento devem consultar o médico com alguma regularidade.
O ácido valpróico pode afectar as raparigas e as mulheres de formas muito diferentes. Por vezes o ácido valpróico provoca um aumento dos níveis de testosterona (uma hormona masculina) nas adolescentes e levar a uma condição conhecida como síndrome do ovário policístico (SOP). O SOP é uma doença que pode afectar a fertilidade e tornar o ciclo menstrual irregular, mas os sintomas tendem a desaparecer quando o ácido valpróico deixa de ser tomado. Também pode provocar defeitos de nascença em mulheres grávidas.
A lamotrigina pode provocar uma alergia na pele, rara mas bastante séria, e requer tratamento hospitalar. Em alguns casos esta alergia pode provocar uma incapacidade permanente ou colocar a vida do paciente em risco.
Adicionalmente, o ácido valpróico, a lamotrigina, a carbamazepina, a oxcarbazepina e outos espasmolíticos (listados na tabela apresentada no final deste documento) contêm um aviso da FDA. Este aviso afirma que a sua utilização pode aumentar o risco de pensamento0s e comportamentos suicidas. As pessoas que tomam espasmolíticos para o tratamento da doença bipolar ou de outras doenças devem ser monitorizados de perto para evitar o agravamento dos sintomas de depressão, de pensamentos e comportamentos suicidas, ou quaisquer outras alterações de humor ou de comportamento. As pessoas que se encontram sob este tipo de medicação não devem alterar a sua posologia sem consultar o seu médico.
Outros medicamentos utilizados no tratamento da doença bipolar podem estar a associados a efeitos secundários raros mas bastante sérios. Fale sempre com o seu médico ou farmacologista para se informar dos efeitos secundários antes de tomar qualquer medicação.
Para mais informações sobre os efeitos secundários dos antipsicóticos, ver artigo sobre medicação para o tratamento da esquizofrenia.
Para mais informações sobre efeitos secundários e avisos emitidos pela FDA em relação a antidepressivos, ver artigo sobre a medicação para o tratamento da depressão.

Como tomar a medicação para o tratamento da doença bipolar?

Qualquer medicação deve ser tomada de acordo com as instruções dadas pelo médico. Por vezes o plano de tratamento da pessoa tem de ser alterado. É o médico que gere a mudança quando esse tipo de alteração é necessário. Uma pessoa nunca deve interromper um medicamento sem a ajuda do seu médico.
Não existe uma cura para o distúrbio bipolar, mas o tratamento é eficaz em muitas pessoas. O tratamento funciona melhor quando é ministrado de forma contínua, sem interrupções. No entanto, podem ocorrer alterações de humor mesmo quando o tratamento não sofre interrupções. Os pacientes devem manter uma relação aberta com os seus médicos sobre o tratamento. Conversar sobre o efeito do tratamento pode ajudar a torná-lo mais eficaz.
O preenchimento de uma tabela diária de sintomas, tratamentos, padrões de sono e acontecimentos, pela pessoa ou pelos membros da sua família, pode ser bastante útil. Esta tabela pode ajudar os pacientes e os médicos a monitorizar a doença. Os médicos podem utilizar a tabela para tratar a doença de forma mais eficaz.
Como os medicamentos para o tratamento do distúrbio bipolar podem provocar efeitos secundários muito sérios, é importante que os pacientes consultem os seus médicos com regularidade para monitorizar quaisquer alterações perigosas no organismo.

"boaspraticasfarmaceuticas"adverte:
   NÃO A AUTOMEDICAÇÃO

Nenhum comentário: