8.11.2014

Menino tem orelhas criadas a partir de suas próprias costelas


Kieran Sorkin, de nove anos, teve os dois orgãos recontruídos em um hospital de Londres

O Dia
Inglaterra - Um menino inglês que nasceu sem orelhas foi submetido a uma cirurgia bastante inusitada no Great Ormond Street Hospital, em Londres. Kieran Sorkin, de 9 anos, teve os dois orgãos reconstruídos a partir de um pedaço de sua própria costela.
Segundo o jornal britânico Daily Mail, cerca de 100 crianças por ano no Reino Unido nascem sem um ou ambos os ouvidos, uma condição conhecida como microtia. No caso de Kieran, que nasceu surdo com pequenos lóbulos no lugar das orelhas, uma cirurgia anterior para implantar um aparelho auditivo já o permitia escutar.
Kieran Sorkin, de nove anos, está encantado com seus novos ouvidos
Foto:  BBC

O menino revelou ao jornal que ainda está se adaptando ao novo mundo. "Eu gostaria de ser capaz de usar óculos escuros e fones de ouvido", disse. A mãe do menino, Louise Sorkin, disse que sempre desejou esta operação por anos.
"Eu não quero que ele sofra assédio moral porque ele é diferente. Eu só quero que ele seja aceito como todo mundo", contou a mãe de Keiran.
Ainda segundo a mãe de Keiran, o jovem está encantado com seus novos ouvidos. Sua primeira reação foi foi de muita felicidade. Ele vai precisar de uma segunda operação em seis meses para fazer as orelhas destacam-se o couro cabeludo, mas ele já está muito satisfeito com o resultado.
Ouvidos
As orelhas de Kieran foram moldadas a partir de cartilagem retirada de suas costelas. Estes quadros são inseridos nos bolsos na pele e, em seguida, usando sucção, assumem a forma de uma orelha de ambos os lados. A cirurgia é estética, não para melhorar a audição, mas o cirurgião plástico Neil Bulstrode disse que traz enormes benefícios psicológicos. "Se você pode mudar a confiança de um paciente com essa idade, você pode mudar toda a sua trajetória na vida.
A engenharia de tecidos
Avanços na engenharia de tecidos significa que este tipo de cirurgia reconstrutiva pode ser feito de forma bastante diferente dentro de uma década. Cientistas do Instituto de Saúde Infantil (ICH), parte da University College de Londres, estão a criação de células-tronco de tecido adiposo dos pacientes. O Instituto, que é parceiro de pesquisa do Great Ormond Street Hospital, induz as células a produzir cartilagem ou osso.

Nenhum comentário: