9.12.2015

O OLHAR DOS OUTROS SOBRE NÓS

Talvez o grande problema do olhar dos outros sobre nós é aquele baseado em suposições, achismos, e sem o real entendimento de nossas ações. Simplesmente dizer que alguém está errado, sem compreender todas as nuanças cabíveis, é confessar algo precipitadamente. Aquele que diz tudo o que pensa, diz o que não deve.
Sinto que a sociedade tem muita facilidade de julgar os outros, acontecendo o contrário, na maior parte das vezes, no momento que é sobre si mesma o peso do julgamento. No vão dessas palavras, pode haver explicações para tamanha preocupação com o alheio, ao invés de voltarmos para dentro de nós mesmos.
Pensando nisso, foi que percebi que se voltarmos para dentro de nós, de nossas fraquezas e inconsistências, na medida certa, veremos o quanto somos incoerentes, frágeis e incompletos...
Somos, por assim dizer, espelho do conjunto visionário dos outros, mas, principalmente, da visão que fazemos de nós mesmos. Quando não acredito em mim, quando não cuido dos meus sentimentos, não estou apto, sequer, a ter um posicionamento mais sensato sobre mim, muito menos sobre as outras pessoas. É necessário que o olhar de cada um se concentre sobre si mesmo.

O olhar do outro é extremamente válido quando não é mesquinho, descabido, descontextualizado, tendencioso. Queremos um olhar que nos ajude a crescer, a traduzirmos a força de nossa existência, a compreensão de nossos dias e o êxtase de nossa alma.

Nenhum comentário: