9.09.2015

Bolsa de Tóquio fecha em alta de quase 8% nesta quarta-feira

Índice Nikkei subiu 7,71%, aos 18.770,51 pontos.
Na véspera, o pregão fechou em baixa de 2,43%.

Do G1, em São Paulo
O índice Nikkei da Bolsa de Valores de Tóquio fechou nesta quarta-feira (9) com uma expressiva alta 7,71%, aos 18.770,51 pontos, se recuperando do desempenho ruim do pregão anterior.
Pedestres passam en frente a painel eletrônico com as cotações da bolsa, em Tóquio, nesta quarta-feira. (Foto: Reuters)Pedestres passam en frente a painel eletrônico com as cotações da bolsa, em Tóquio, nesta quarta-feira. (Foto: Reuters)
A valorização é um recorde desde outubro de 2008, em plena crise financeira mundial. O avanço foi estimulado pelos resultados da véspera nas Bolsas da Europa e dos Estados Unidos.
Na terça-feira, o pregão japonês fechou em baixa de 2,43%, consequência dos persistentes temores sobre a economia chinesa. O índice Nikkei 225 perdeu 433,39 pontos, a 17.427,08 unidades.
O segundo indicador, o Topix, que reúne os valores da primeira seção, também fechou com forte alta, 6,40%), para 1.507,37.
As ações chinesas também subiram – pelo segundo dia consecutivo – nesta quarta-feira para uma máxima em três semanas, com o mercado de Xangai se movendo para o território positivo no ano com esperanças de novos estímulos do governo.
O índice CSI300 das maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen subiu 1,96%, para 3.399 pontos, enquanto o índice de Xangai subiu 2,32%, para 3.243 pontos.
O ministro das Finanças da China disse nesta quarta-feira que o governo irá fortalecer a política fiscal, impulsionar os gastos com infraestrutura e acelerar a reforma de seu sistema de impostos para apoiar a economia, adicionando a outros passos já dados pelas autoridades com o intuito de reenergizar o crescimento.
"A recuperação é o resultado de acentuadas quedas nos preços da ações anteriormente, e o efeito cumulativo das medidas de suporte do governo", disse o analista da Huatai Securities Zhou Lin. "Mas ainda é muito cedo para julgar se o rali é sustentável, porque ainda há forte pressão de vendas."
Nos EUA e na Europa
As bolsas europeias fecharam em alta na véspera, com o índice de referência alemão DAX apresentando desempenho melhor do que seus pares e do que o índice europeu FTSEurofirst após a divulgação de fortes dados do comério.
O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações do continente, subiu 1,16%, a 1.415 pontos. O DAX, por sua vez, avançou mais de 1,5%.
No início do pregão das bolsas europeias, a maioria dos índices operava em alta, próxima de 2%.
Os três principais índices de ações de Wall Street fecharam a terça-feira em alta acima de 2 por cento, se recuperando após fortes perdas na semana passada e com o desempenho acionário na China melhorando o humor nos mercados de renda variável no mundo.
O indicador Dow Jones subiu 2,42%, a 16.492 pontos, enquanto o S&P 500 avançou 2,5%, a 1.969 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq teve valorização de 2,73 %, a 4.811 pontos.

Nenhum comentário: