10.09.2008

ALERTA SOBRE DIABETES

DIABETES: ÚLCERAS NOS PÉS PODEM CONDUZIR A AMPUTAÇÃO
Entre 60 a 70 por cento dos diabéticos desenvolvem neuropatia, que pode conduzir a perda de sensibilidade e adormecimento nas extremidades. Cerca de 30 por cento dos diabéticos com mais de 40 anos perdem alguma sensibilidade nos pés, o primeiro passo para contrair úlceras infecciosas que predispõem para a amputação. Estudos recentes indicam que uma em cada cinco úlceras de origem infecciosa nos pés obriga a amputação.

DIABETES: NÚMERO DE DOENTES VAI AUMENTAR 50% ATÉ 2025
A população de doentes diabéticos a nível mundial vai aumentar até 2025 em mais de 50por cento, para 380 milhões de pessoas a sofrerem desta doença crónica. Um estudo da instituição britânica “London School of Economics” mostra que as tendências mundiais não são animadoras: a incidência da diabetes deverá aumentar 21 por cento entre a população europeia até 2025 e mais de 80 por cento no Médio Oriente e em África. O aumento de casos é atribuído às mudanças sociais e culturais da população, a que correspondem estilos de vida poucos saudáveis.

SUMOS NATURAIS DE FRUTA AUMENTAM RISCO DE DIABETES
A prevenção da diabetes Tipo 2 passa pela ingestão de elevadas quantidades de vegetais de folha verde e de peças fruta, mas o consumo de sumos naturais de fruta deve ser evitado, conclui um estudo da Universidade de Tulane que contou com a participação de 71.346 mulheres. “Estas bebidas têm uma grande concentração de açúcar e são absorvidas muito rapidamente”, explicam os autores.

BRÓCOLIS PODEM REVERTER DANOS NOS VASOS SANGUÍNEOS
Consumir brócolis com frequência ajuda a reverter os danos provocados pela diabetes nos vasos sanguíneos, sugerem investigadores da Universidade de Warwick. Os brócolos contêm sulforafano, um nutriente que estimula o organismo a produzir mais enzimas protectoras dos vasos sanguíneos e reduz os níveis elevados de moléculas que provocam danos nas células.

INSULINA HUMANA OU ANÁLOGA OK PARA DIABÉTICOS TIPO 2
Os diabéticos tipo 2 que precisam de insulina para controlar os níveis de tensão arterial podem escolher entre a insulina humana ou análoga porque ambas são eficazes e seguras, segundo um estudo publicado nos Anais de Medicina Interna. “Não existe diferença entre as duas”, afirma o líder, que em conjunto com a sua equipa reviu uma série de estudos clínicos sobre a eficácia e a segurança das duas insulinas.

fONTE: TRIBUNA MÉDICA (PT)

Nenhum comentário: