10.09.2008

Quando procurar um Psicólogo:Principais casos

Insônia
A insônia é uma dificuldade na iniciação ou manutenção do sono, que pode estar relacionada a alterações emocionais tais como ansiedade, stress ou depressão. Existem fatores, como doenças respiratórias, apnéia do sono, sedativos, estimulantes, que podem agravar a insônia. Algumas pessoas não percebem a ansiedade, mas ela pode estar presente, prejudicando o sono, por exemplo, quando o paciente se queixa de pensamentos e sentimentos que o impedem de dormir.

O sono pode ser influenciado por fatores como ritmo circadiano, exercícios físicos e atividades, preocupações excessivas, dor e doenças.

O que caracteriza a insônia é uma dificuldade de iniciar ou manter o sono ou sono não-restaurador, além da ocorrência da mesma por pelo menos três vezes por semana quando resulte em fadiga diurna significativa.

Anorexia nervosa
Transtorno alimentar que se caracteriza pela preocupação excessiva com o corpo, medo acentuado de engordar e por uma visão distorcida de sua imagem corporal.

A pessoa com este transtorno se vê muito mais gorda do que realmente é. Mesmo com peso muito abaixo do considerado normal, continua emagrecendo.

As pessoas que sofrem de anorexia se privam da alimentação cada vez mais a fim de obter um corpo ideal, que nunca alcançam. Isso acontece porque o anorético, apesar da perda de peso, continua insatisfeito com seu corpo, fazendo com que crie metas de peso cada vez mais baixo e utilize métodos cada vez mais extremos para o controle de seu peso. Tal situação pode vir a desencadear um outro transtorno alimentar denominado Bulimia Nervosa.

A anorexia nervosa é um dos transtornos mentais mais graves, causando prejuízos na saúde, no desenvolvimento e podendo levar à morte.

Depressão
O termo depressão tem se tornado muito popular na atualidade devido ao enorme número de casos em função do estresse da vida atual e de situações como a violência e agitação cotidianas.

A depressão se caracteriza, em linhas gerais, por uma tristeza constante, acompanhada por crises de choro freqüentes. Irritações sem causa podem ser comuns, assim como ansiedade e tensão. Além disso, a pessoa deprimida sente-se culpada, acreditando decepcionar os outros. Em seu ponto mais crítico, a depressão torna a pessoa incapaz de reagir emocionalmente e de aproveitar atividades normais.

Esse transtorno pode tanto ser uma reação a um estímulo ambiental, como por exemplo, o término de um relacionamento, como também pode ser uma característica do modelo de respostas de um indivíduo com relação ao mundo. Pode acontecer em um único episódio ou ser recorrente e também pode ocorrer com níveis de gravidade diferenciados.

Quais seriam os principais sintomas da depressão?

Irritabilidade;
Crises de choro freqüentes;
Ideação suicida;
Tristeza constante;
Perda de apetite e do desejo sexual;
Ansiedade;
Insônia ou hipersonia;
Falta de concentração;
Falta de motivação;
Busca pelo isolamento;
Culpa excessiva;
Incapacidade de reagir emocionalmente e aproveitar as atividades normais.


Ansiedade Generalizada
Na maioria das vezes a pessoa com ansiedade generalizada pensa muito com sofrimento e com uma expectativa exagerada no “amanhã”. Quando precisa fazer algo imagina que vai dar errado, que não irá conseguir executar do jeito certo, que irá passar vergonha na frente dos outros. Sempre pensando em futuras desgraças, possuindo tensão motora, incapacidade de relaxar, suor excessivo nas mãos e pés (sem existir calor de fato), às vezes tontura, taquicardia (sem motivo aparente), sensação de cabeça leve. Este transtorno normalmente deixa a pessoa muito fragilizada, se sentindo diferente dos outros ou incapaz.

A terapia cognitivo-comportamental tem trabalhado com este transtorno de forma bem eficaz, ensinando o paciente a controlar sua ansiedade por meio de técnicas de relaxamento, reestruturação do pensamento disfuncional, adequação da respiração, levando ao controle dos sintomas.

Bulimia
A bulimia é um transtorno alimentar que se caracteriza por alternar períodos de restrição alimentar com episódios de ingestão de uma quantidade exagerada de alimento em um curto período de tempo, seguidos de vômitos auto-induzidos, uso de laxantes,diuréticos e/ou exercícios físicos em excesso.

Muitas pessoas começam sua doença por conta de dietas para diminuir o peso devido à pressão social que exige uma aparência magra, que hoje é sinônimo de beleza.

Pessoas com bulimia costumam relatar sentir muita vergonha e um profundo mal estar, tristeza, irritação e em alguns casos apresentam pensamentos suicidas. Estão sempre supervalorizando o horror a serem gordos, sofrendo muito.

Anorexia nervosa
Ansiedade Generalizada
Bulimia
Centro de Estudos
Depressão
Disfunção Sexual
Estresse (stress)
Fobias
Gagueira
Insônia
Jogo Patológico
Tiques
Transtorno de Compulsão Alimentar periódico (TCAP)
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade Transtorno do Pânico
Tricotilomania

A compulsão alimentar é muito semelhante à bulimia, pois se caracteriza por episódios de ingestão de grande quantidade de alimentos em um curto período de tempo. Outra semelhança com a bulimia é o fato dos indivíduos procurarem esconder esses ataques, mantendo um comportamento controlado diante dos outros.

A principal diferença da compulsão alimentar para a bulimia é o fato desses ataques não virem acompanhados de nenhum comportamento compensatório, ou seja, esses indivíduos não fazem uso de laxantes, vômitos ou excesso de exercícios para compensar seus comportamentos compulsivos.

Durante os ataques os indivíduos com esse transtorno apresentam diminuição do controle sobre seu comportamento alimentar e, mesmo sem a fome só param de ingerir alimentos quando se sentem desconfortáveis, “entupidos”. Nesses ataques os indivíduos costumam priorizar os alimentos que evitam normalmente quando estão de dieta.

Esses indivíduos costumam fazer dietas eventuais, mas mesmo assim, em sua maioria acabam desenvolvendo obesidade mórbida.

Fonte:Consultorio WolpeInformações

Nenhum comentário: