10.05.2008

Mutirão para combater a dengue

MUTIRÃO PARA COMBATER A DENGUE

Zeladoria das Cidades retirou ontem cerca de 30 caminhões de entulho da Vila Planalto. O aposentado Francisco Eugênio da Silva, 67 anos, e morador da Vila Planalto há 38, está atento ao combate do aedes aegypti, o mosquito da dengue. Paralelo ao mutirão de limpeza, que começou ontem e vai até sexta-feira, promovido pela Administração de Brasília, o aposentado se antecipou e tratou logo de virar de boca para baixo, as garrafas que possui no quintal, certificou que a caixa d'água estava totalmente tapada e completou com a colocação de areia em todos os vasos de planta de sua residência. Apenas ontem, a Zeladoria das Cidades retirou 27 caminhões de entulho daquela região. Ao todo, são mais de 100 pessoas que fazem o trabalho de limpeza e retirada de materiais que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue. Na próxima semana, será a vez da Vila Telebrasília receber o mutirão. Na seqüência, Granja do Torto e as asas Sul e Norte. Se depender dos cuidados de Francisco Eugênio, sua família não entrará para as estatísticas de contaminados pela dengue. - Eu e minha esposa deixamos tudo sempre muito limpo. As garrafas sempre de boca para baixo, pneus, quando não vou usá-los mais, procuro sempre jogar fora. E, se Deus nos abençoar, vamos continuar sem ser contaminados - ressaltou. POPULAÇÃO ENGAJADA - Na casa do estudante Leonardo José da Silva Santos, 23 anos, segue-se o mesmo exemplo do aposentado Eugênio, os vasos de planta sempre com areia em volta para evitar o acúmulo de água. Segundo ele, na semana passada, os pneus que estavam ocupando espaço e que poderiam servir de criadouro, foram para o lixo. - Na minha casa também nunca houve caso de dengue e fazemos de tudo para que isso não aconteça. Além disso, é importante que todos recebam os agentes sanitários. A prevenção é o melhor remédio - destacou

FORÇA-TAREFA - Para o administrador de Brasília, em exercício, Marcelo Castro Carvalho, a força-tarefa que começou ontem na Vila Planalto se faz necessária em regiões que possuem residências, onde a visita acontece de casa em casa. - O trabalho de prevenção acontece o ano todo. Apenas, intensificamos nos períodos que antecedem as chuvas. A visita em domicílio é extraordinário em alguns lugares de Brasília. Em condomínios, por exemplo, fazemos um trabalho de conscientização mas não há necessidade de entrar em casa apartamento, a não ser em casos que há uma solicitação - explicou ele. Marcelo disse que a coleta de entulhos, nesses lugares, acontece com o intuito de evitar um possível criadouro no futuro. O administrador em exercício pediu o apoio da população na ação de combate à dengue. - Pedimos que as pessoas nos ajudem a combater o mosquito. Retirem os entulhos e fiquem atentos à dicas de prevenção, como, por exemplo, jogar fora os pneus velhos - reforçou. Além de Brasília, a cidade satélite de São Sebastião também passa por limpeza. De acordo com a subsecretária de Vigilância à Saúde, Disney Antezana, a cidade de São Sebastião figura entre as que mais possuem registros de infecções. - Estamos intensificando a ação nessa cidade pelo alto índice de casos registrados. As cidades de Sobradinho II, Planaltina, Estrutural e Taguatinga também passarão por uma limpeza geral - disse. DADOS DA DOENÇA NO DF - Os números do Informe Epidemiológico da Secretaria de Saúde mostram que, entre janeiro e setembro, até o dia 19, deste ano, a foram registrados 3.164 casos suspeitos de dengue, com 536 infecções confirmadas. No ano passado, o número de suspeitos, no mesmo período, foi menor - 1.896 e confirmados 643. Neste ano, até a presente data, foram registrados quatro casos de febre hemorrágica da dengue (FHD), sendo que dois evoluíram para óbito.

SAIBA MAIS - A dengue é uma doença febril aguda. A pessoa pode adoecer quando o vírus penetra no organismo, pela picada do aedes aegypti. Se o mosquito estiver infectado, o período de incubação varia de 3 a 15 dias, sendo em média de 5 a 6 dias. Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum na gengiva. RISCO DE MORTE - Sobre o risco de morte, a dengue, mesmo na forma clássica, é uma doença séria. Caso a pessoa seja portadora de alguma doença crônica, como problemas cardíacos, devem ser tomados cuidados especiais. No entanto, ela é mais grave quando se apresenta na forma hemorrágica. Nesse caso, quando tratada a tempo, a pessoa não corre risco de morte. São conhecidos 4 tipos da doença, 1, 2, 3 e 4, sendo que no Brasil não existe circulação do tipo 4.
Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário: