10.11.2008

Tratamentos contra o envelhecimento

Colágeno é a fibra que sustenta a pele. Quem ainda tem tudo firme tem quantidade dessas fibras protéicas na derme, a segunda camada da pele. Com o envelhecimento, essas fibras vão se fragilizando, e diminuem em número. O resultado é a flacidez. Esse processo vem naturalmente com a idade, mas a pessoa acelera a degeneração do colágeno se ficar muito exposta ao sol ou fumar.

Até pouco tempo, a flacidez era inevitável ou apenas contornada com uma cirurgia plástica. Mas, há alguns anos, surgiu uma ótima alternativa: aparelhos que melhoram a qualidade do colágeno, tratando a flacidez. Estes aparelhos baseiam-se numa descoberta: o aquecimento da derme estimula a produção de colágeno e melhora a estrutura das fibras. Há estudos que mostram que o aquecimento também aumenta as fibras elásticas da derme, melhorando a elasticidade da pele. Portanto, a base do tratamento é usar uma energia que aqueça de modo controlado a segunda camada da pele. O resultado é deixar a pessoa com a pele mais firme.


Tratamentos de colágeno muito.

Radiofreqüência

Existem algumas opções de aparelhos de radiofreqüência, como Thermacool, Accent, e Aluma. Eles emitem ondas de calor que aquecem o colágeno sem machucar a superfície da pele. Dependendo do aparelho, realizamos uma ou mais sessões para chegar ao resultado final.

O tratamento com Accent e Aluma não é dolorido. O paciente sente apenas calor, como se estivesse tomando sol. O Thermacool pode doer um pouco, mas passa depois da aplicação. Após a sessão de radiofreqüência, a pele fica levemente rosada, mas nada que impeça a pessoa de voltar em seguida às atividades normais.

Assim que o tratamento é concluído, há uma melhora temporária, causada por retração do colágeno. Mas apenas depois de algumas semanas é que ocorre o efeito desejado de remodelamento e proliferação das fibras. E o estímulo ao colágeno continua por alguns meses após o final do tratamento. Com isso, a derme fica mais firme e só então que percebemos a melhora da flacidez.

A resposta a este tratamento é variável. Em algumas pessoas a melhora é espantosa. Em uma minoria, porém, pouco se nota. O motivo dessas diferentes respostas individuais ainda é desconhecido.

Além do rosto, outras áreas do corpo podem ser tratadas. O efeito é positivo na barriga, nos braços e no pescoço. A radiofreqüência pode ainda agir mais profundamente e atingir a gordura que fica abaixo da pele. Isso melhora a circulação sangüínea local e ajuda no tratamento da celulite.

Luz Infravermelha (Titan, StarLux Deep IR)

Estes aparelhos usam outra forma de energia, buscando novamente o aquecimento da derme, sem agredir a primeira camada da pele. Do mesmo modo que na radiofreqüência, com a luz infravermelha o colágeno inicialmente retrai, causando uma primeira impressão muito boa do tratamento. Mas esse não é o resultado definitivo. A pele acaba voltando ao normal em alguns dias. É com o passar das semanas que o colágeno irá se remodelar, e que mais colágeno será produzido. Daí sim o resultado é duradouro. Também neste tratamento há pessoas que melhoram mais que outras. Felizmente, a porcentagem de pessoas que não respondem bem a ele é pequena: 20%, aproximadamente.


As áreas mais freqüentemente tratadas são o terço inferior da face e pescoço. A luz infravermelha melhora muito a definição da mandíbula. Também tem um efeito bom quando usado para combater a flacidez abdominal discreta ou moderada, ou nos braços. Apesar de haver opiniões diferentes, eu não indico este tratamento para a elevação das sobrancelhas.

O que você deve esperar destes tratamentos?

Embora os tratamentos aqui descritos tenham um ótimo resultado, o efeito é menor que o de uma plástica. A flacidez melhora, a espessura da pele aumenta, rugas e linhas finas se suavizam, mas tudo isso acontece em um grau moderado. Em uma escala de 0 a 10, onde 10 é a melhora total da flacidez, eu diria que a cirurgia ganha nota 7 a 8, os cremes ficam com uma modesta nota 1 ou 2, e o tratamento de aquecimento do colágeno ganha de 4 a 6.

Por outro lado, os riscos e o investimento neste tratamento também são bem menores do que os da plástica. Além disso, na minha opinião, o tratamento do colágeno é a melhor opção para pessoas com grau moderado de flacidez, entre 30 e 50 anos. Você acaba deixando a cirurgia para depois.

Quem sabe até lá não dá tempo de descobrirem Bimini e sua milagrosa Fonte da Juventude e dá para escapar da plástica?

Por: Lucia Mandel

Nenhum comentário: