10.08.2008

O poder de cascas, talos e folhas

Conheça o poder de cascas, talos e folhas

Um cardápio no qual se aproveitam talos, cascas e folhas pode parecer estranho. Mas um estudo concluído recentemente pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), encomendado pelo Sesi-SP, pode fazer com que as donas de casa revejam a atitude de jogar fora essas partes "não-comestíveis" de frutas, verduras e legumes. A pesquisa analisou 19 alimentos e comprovou que, em muitos casos, os itens geralmente descartadas podem ter tantos ou até mais nutrientes que a polpa e a semente de frutas e das verduras, ou a folhagem de vegetais.

Um dos resultados que mais surpreendeu foi sobre a cenoura. "A rama e a casca são muito mais nutritivas que a polpa. Em 100 gramas da rama há quatro vezes mais proteína, três vezes mais vitamina C e quantidade ainda maior de ferro do que na polpa", destaca a nutricionista Tereza Watanabe, do Sesi-SP. "O fato é que, nas feiras, os vendedores sempre perguntam se queremos levar cenouras com ou sem rama. A cada dez pessoas, nove preferem sem. Infelizmente, falta conhecimento à população", comenta Tereza.

Outro resultado surpreendente é em relação ao potássio. "Geralmente, as pessoas associam a banana como a principal fonte de potássio. No entanto, descobrimos que 100 gramas da casca do pepino é ainda mais rica em potássio que a fruta. Além disso, a casca do pepino é riquíssima em fibras, o que torna a digestão mais fácil", diz Tereza.

A professora da Unesp, Giuseppina Pace Pereira Lima, destaca que 60% do lixo produzido no Brasil é orgânico. "Nosso lixo é o mais rico do mundo. Não podemos pensar que sementes de abóbora ou folhas do brócolis, por exemplo, são jogadas fora", diz.

Ela ainda cita que o reaproveitamento de alimentos deveria ser adotado em programas para a população de baixa renda. "Tudo pode ser aproveitado. Além de se diminuir gastos com a alimentação, a saúde do brasileiro só tem a agradecer", finaliza.

Lavagem com água corrente e uso de cloro são indispensáveis
A diretora de alimentação do Sesi-SP, Tereza Watanabe, destaca os cuidados com a higienização dos alimentos. "Eles devem ser bem lavados em água corrente e deixados de molho por pelo menos 15 minutos em água clorada", diz. Mas ela destaca que é preciso ter cuidado na dosagem de cloro. "Deve-se colocar somente uma colher (sopa) de água sanitária (com 2% a 2,5 % de hipoclorito na formulação) para cada litro de água", ensina Tereza.

A nutricionista lembra que as cascas e os talos dos alimentos devem ser consumidos de preferência crus. "Ao cozinhá-los, perde-se uma parte dos nutrientes", explica Tereza Watanabe. E ela dá a dica: "As cascas fatiadas ou raladas são ideais para serem adicionadas em saladas". Já sobre as sementes de abóbora a especialista destaca que podem ser consumidas como petiscos. "As sementes devem ser assadas no forno. Ficam gostosas e são nutritivas. A concentração de proteínas em 100 gramas de sementes é 10 vezes maior que a da polpa da abóbora."

A enfermeira Isabel da Costa Queiróz garante que em sua casa todas as sobras são aproveitadas. "Picamos os talos dos vegetais e colocamos na salada. A rama da cenoura eu gosto de misturar na sopa. O odor e o sabor ficam mais acentuados", acredita.

A aposentada Adaltina de Menezes Pinheiro também aposta no poder das cascas. "Abóbora só cozinho com a casca. Faz muito bem para o meu intestino. E também faço sucos com cascas de abacaxi", conta.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário: