12.12.2009

Corrupção passa a ser crime hediondo (#demorou)




December 11th, 2009
Para marcar o Dia internacional de combate à corrupção, o presidente Lula assinou e enviou ao Congresso um projeto de lei que caracteriza como hediondos os crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, peculato e concussão. Segundo li no Valor Econômico, ele citou Zeca Pagodinho e enfatizou que a nova lei vai afetar a todos, até “quem tem bala na agulha e café no bule”, afirmando que não está mexendo com o baixo clero, mas com o alto clero.

Lula acredita que ” não há um país no mundo que disponha de um sistema de fiscalização maior do que o existente no Brasil” e citou casos para confirmar isso, afirmando que levará ao G-20 a proposta de aumento das penas a serem aplicadas aos condenados por corrupção. Neste ponto é fácil concordar com ele (aliás, no geral é fácil concordar com a linha de raciocício do Lula, né?, por isso ele é tão popular!):

“O que é um paraíso fiscal senão corrupção?”

Segundo Lula

“A punição tem que ser para o corrupto e para o corruptor. Ainda vai sair muita manchete com casos de corrupção. Prefiro que saia muita manchete do que não sair nada, e a gente estar sendo roubado e não saber.” Para justificar a proposta de transformar a corrupção em crime hediondo, Lula citou duas situações que considera injustas: “Por que um cara que rouba um pãozinho vai preso, e um cara que rouba R$ 1 bilhão não vai preso? Se o cidadão mata uma paca, é crime inafiançável, mas se o cidadão rouba dinheiro que dá para comprar um milhão de pacas, (o crime) não é inafiançável.”

Não um discurso populista perfeito? Mas será que veremos isso sair do discurso de caçador de marajás (lembram-se que o rival dele, Collor, falava coisas assim?) e passará a ser uma realidade menos habitual dentro de seu próprio grupo de influência?

Nenhum comentário: